Câmara da Guarda atribui medalha de honra ao cardeal Saraiva Martins

A Câmara Municipal da Guarda deliberou, por unanimidade, proceder à atribuição da medalha de honra do município ao cardeal José Saraiva Martins, natural da aldeia de Gagos do Jarmelo, do concelho da Guarda.

A proposta foi apresentada pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro (PSD), uma vez que o cardeal “é um cidadão detentor de um alto cargo na Igreja católica, mormente na Curia Romana, que pela primeira vez é exercido por um cidadão do concelho da Guarda, que muito honra e orgulha os guardenses”.

Álvaro Amaro justifica ainda a distinção por considerar que, “no exercício dos diversos cargos da hierarquia da Igreja Católica”, Saraiva Martins “elevou e levou o bom nome da Guarda pelos quatro cantos do mundo, sendo conhecida a sua inexcedível dedicação e colaboração com o concelho da Guarda, manifestando sempre uma enorme dedicação à diocese e um elevado amor ao seu concelho do qual é um grande embaixador”.

Na proposta é ainda referido que o cardeal “é possuidor de uma sólida formação ética e moral, um cidadão do mundo, mas que não esquece as suas raízes, de uma simplicidade ímpar, sendo também conhecido como o ‘cardeal do sorriso’”.

O autarca Álvaro amaro acrescenta ainda que “a par das excecionais qualidades e virtudes de que é detentor, é um exemplo de grandiosidade, que louva e engrandece o nosso concelho e o país”.

A medalha de honra é atribuída ao abrigo do Regulamento de Condecorações do Município da Guarda que está em vigor e o agraciado passará a ter o título de Cidadão Honorário do concelho.

Segundo Álvaro Amaro, a entrega da medalha ao cardeal Saraiva Martins deverá ocorrer numa cerimónia a realizar em Roma, em data a definir, quando uma comitiva do executivo for recebida em audiência pelo Papa Francisco, que na ocasião será presenteado com um cobertor típico da região – conhecido por “cobertor de papa”.

A atribuição do nome de Saraiva Martins a uma rua da cidade foi também proposta por Álvaro Amaro.

Os dois vereadores, Eduardo Brito e Pedro Fonseca, votaram a favor da proposta por considerarem que o cardeal Saraiva Martins é “uma figura proeminente da Igreja Católica”.

Saraiva Martins entrou em 1944 no seminário claretiano das Termas de São Vicente, licenciou-se em teologia, em Roma, e depois de vários anos de docência nos seminários maiores da Província Claretiana, doutorou-se na Universidade de São Tomás de Aquino.

Foi ordenado bispo em 02 de julho de 1988, em Roma, e em 1998 foi nomeado Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, tendo sido ordenado cardeal em 21 de fevereiro de 2001.


Conteúdo Recomendado