Ouro e prata para vinhos da Beira Interior

Os vinhos da Beira Interior obtiveram três medalhas de ouro e uma de prata na décima edição do concurso internacional Prémios Arribe, cujas provas decorreram em Trabanca (Salamanca) no início de agosto.

Os resultados foram anunciados na semana passada, tendo o júri premiado com o “Arribe de Ouro” (pontuação superior a 90 pontos), na categoria de vinhos com envelhecimento em madeira inferior a seis meses, os tintos Convento de Aguiar, da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, e Piornos, da Cooperativa da Covilhã, ambos de 2011. Nos tintos com envelhecimento superior a 14 meses mereceu a distinção máxima o Quinta do Marechal, do produtor pinhelense Carlos Luis Almeida Gama, de 2011. A medalha de prata foi conquistada pela Adega de Figueira de Castelo Rodrigo com o Castelo Rodrigo Espumante Meio Seco, de 2013. O concurso Prémios Arribe, organizados anualmente pela associação transfronteiriça Vinduero-Vindouro, destina-se a avaliar os melhores vinhos de Portugal e Espanha.

Nesta edição participaram cerca de 400 vinhos de 53 denominações de origem dos dois países, dos quais 42 obtiveram o “Arribe de Ouro”, «o que certifica a excelente qualidade dos vinhos presentes», refere a organização. O mais pontuado – e galardoado com o “Gran Arribe de Oro”, foi um vinho generoso da região de Málaga, o Arco de Moclinejo, da Bodega A. Muñoz Cabrera – DIMOBE, que obteve 99 pontos. Tal como em concursos anteriores, os vinhos do Douro e de La Rioja, duas das Denominações de Origem mais antigas da Península Ibérica, voltaram a ser os mais premiados, ambos com nove medalhas cada, três das quais de ouro. O júri foi constituído por 26 enólogos e profissionais da viticultura dos dois países e os prémios serão entregues numa cerimónia a realizar no início de novembro. A Associação Vinduero-Vindouro vai ainda publicar o Guia dos 100 Melhores Vinhos de Espanha e Portugal.


Conteúdo Recomendado