O melhor da música eletroacústica em Seia e Gouveia

A Casa Municipal da Cultura de Seia e o Teatro-Cine de Gouveia são os palcos esta semana da 24ª edição do Festival DME – Dias de Música Eletroacústica.

A iniciativa começou ontem e termina na quarta-feira com conferências, workshops e muita música
Do cartaz destacam-se as atuações dos franceses Jean-Sébastien Béreau – cuja estreia da obra encomendada pelo festival acontece em Gouveia, ontem, pela pianista Ana Telles – e do compositor Paul Méfano, ambos ex-professores no Conservatório Superior de Música de Paris num recital para piano dedicado a alunos do compositor Darius Milhaud.

Esta noite, em Seia, será a vez do saxofonista Henrique Portovedo interpretar um repertório inovador com peças de Risset, Barlow, Rui Penha e outras peças, incluindo estreias nacionais. O músico partilhará o seu concerto com os jovens concorrentes do concurso Nano Músicos Eletroacústicos 2015, este ano dedicado a saxofonistas que interpretem uma peça da jovem compositora de 18 anos Mariana Ramalhete Vieira, vencedora do prémio Nano Músicos Eletroacústicos no ano passado.

Amanhã, também em Seia, a pianista Joana Gama estreará uma obra encomendada pelo DME ao compositor Tiago Cutileiro, que utiliza sons gravados na Serra da Estrela nas suas criações. O festival termina no dia 30 com um concerto dedicado à música eletroacústica pela clarinetista Rita Almeida e pelo improvisador eletrónico Tiago Morgado com um repertório de compositores portugueses como Eduardo Patriarca, Angela da Ponte, João Marques, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Joan Bagés Rubí, Tiago Lestre, Miguel Azguime, Helder Gonçalves, António Ferreira, Luís Antero, entre outros.

Todos os concertos são gratuitos e abertos ao público em geral. Esta é a 42ª edição do festival internacional “Dias de Música Eletroacústica”, que começou em Cracóvia (Polónia), em 2003, e passou pelo Brasil, Filipinas, Espanha, Finlândia, Alemanha e Suíça.


Conteúdo Recomendado