Neve obriga ao encerramento de mais estradas na Serra da Estrela

A queda de neve na Serra da Estrela levou hoje às 13 horas ao encerramento de mais troços, depois de a circulação automóvel estar já proibida em algumas das vias que atravessam o maciço central daquela montanha.

De acordo com fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, às 13 horas de hoje foi encerrado o troço entre Sabugueiro e Gouveia, Gouveia/Penhas Douradas e Manteigas.

“Continua a nevar com intensidade e a cotas mais baixas e por isso não estavam reunidas as condições de segurança para a circulação”, especificou.

Durante a madrugada tinham sido já encerrados os troços Piornos/Torre/Lagoa Comprida e Lagoa Comprida/Loriga/Sabugueiro, situação que se mantém sem previsões de reabertura.

Segundo a fonte, no terreno estão cinco limpa-neves que têm estado a proceder ao trabalho de limpeza das vias desde que começou a nevar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 800 metros entre as 2 horas de hoje e a meia-noite de quarta-feira.

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que serão de neve acima de 800 metros nas regiões norte e centro, sendo fracos e pouco frequentes na região sul, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo nas regiões norte e centro, em especial até ao meio da tarde.

A previsão do instituto aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros por hora, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 11 e 13 graus Celsius, no Porto entre 8 e 11, em Viana do Castelo entre 7 e 11, em Braga entre 6 e 11, em Vila Real e Viseu entre 3 e 6, em Bragança entre 2 e 6, na Guarda entre 2 e 3, em Castelo Branco entre 6 e 9, em Coimbra entre 7 e 10, em Leiria entre 8 e 12, em Santarém entre 9 e 13, em Portalegre entre 5 e 7, em Évora entre 8 e 11, em Beja entre 8 e 12 e em Faro entre 11 e 16.


Conteúdo Recomendado