Euribor mais baratas a três meses e mais caras a 12

As taxas Euribor desceram hoje a três meses, subiram a doze meses e mantiveram-se inalteradas a seis e nove meses, face a segunda-feira.

A taxa Euribor a seis meses, a mais usada em Portugal nos créditos à habitação e em valores negativos desde 6 de novembro, manteve-se hoje inalterada em -0,041% em relação a segunda-feira, depois de a 03 de dezembro ter atingido o valor mínimo de sempre de -0,051%.

Já a Euribor a três meses, em terreno negativo desde 21 de abril desceu hoje para -0,133%, menos 0,001 pontos percentuais face a segunda-feira, depois de ter registado a 16 de dezembro -0,131%, atual mínimo de sempre.

Por sua vez, a taxa Euribor a 12 meses subiu hoje para os 0,059%, situando-se acima do valor mais baixo desde sempre, de 0,039%, registado a 3 de dezembro.

Depois de ter sido fixada em valores negativos entre 27 de novembro e 3 de dezembro, a Euribor a nove meses manteve-se inalterada em 0,002% quando em relação à última sessão. O valor mínimo de sempre é de -0,013% e também se verificou a 03 de dezembro.

Os atuais valores mínimos das Euribor a seis, nove e 12 meses foram verificados no mesmo dia, mas antes do início da reunião do Banco Central Europeu (BCE) sobre política monetária da zona euro, da qual resultou, entre outras decisões, o prolongamento do programa de compra de dívida até pelo menos março de 2017.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.


Conteúdo Recomendado