O projeto pretende promover o património dos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso, tendo como ponto de partida a rota dos Castelos do Côa. O presidente da Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira – Raia Histórica e também presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, adiantou à agência Lusa que os municípios decidiram criar mais um instrumento de promoção deste território.
O autarca explicou que é uma aplicação muito intuitiva, que vai ajudar muito quem visita este território, e também é uma forma de promover todos os pontos de interesse turístico dos cinco concelhos. “É mais uma forma de cativar turistas, mas também de simplificar as visitas. Quem vier a este território tem de vir com muito tempo. É isto que a aplicação também vai transmitir a quem a utilizar”, realçou o dirigente da Raia Histórica, com sede em Trancoso. Carlos Condesso evidenciou que este é um território com enorme potencial turístico, que tem os luxos do século XXI que são o turismo da natureza, turismo do sossego e do turismo do património.
A apresentação do projeto está prevista para a Bolsa de Turismo de Lisboa em 2024, mas antes irá ser testada pelos operadores turísticos da região. Carlos Condesso assegurou que a aplicação não irá estar disponível sem que os agentes a testem, para que possam dar também os seus contributos. “São eles que lidam diariamente com os turistas e têm experiência. Eles é que investiram nesta área do turismo”. Carlos Condesso realçou a mais-valia dos municípios trabalharem cada vez mais em rede, defendendo que uns projetos complementam os outros.
O coordenador da Raia Histórica, Alexandre Ferraz, explicou à Lusa que a aplicação vai permitir às pessoas acompanhar o roteiro dos cinco concelhos no telemóvel. A aplicação terá duas dimensões, a rota dos Castelos e a rota de cada concelho. “Serão fornecidas informações sobre cada ponto turístico existente nesta rota.
O tema central são os 11 castelos, mas à volta deles haverá propostas para um ‘tour’ turístico em cada concelho”, precisou. Associado à rota de cada concelho haverá informações sobre a restauração e o alojamento. A aplicação apresenta também uma pequena animação em realidade virtual que faz uma resenha histórica de cada ponto de interesse. Dispõe ainda de um conjunto de perguntas e respostas que permite conhecer algumas curiosidades da região, como receitas e figuras emblemáticas. O projeto é financiado pelo Centro 2020 e foi desenvolvido pela Altice.