Município de Seia integra programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”

A Câmara Municipal de Seia associou-se ao programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, desenvolvido pela APCOI, que incentiva as crianças a consumir mais fruta.

A adesão da autarquia foi feita no âmbito do projeto municipal “Saltaricos”, desenvolvido nos jardins de infância da rede pública, abrangendo à volta de 200 crianças do concelho.

O “Saltaricos” visa promover, de forma lúdica, atividades no âmbito da expressão motora, educação artística e educação alimentar, com o objetivo mais abrangente, e a médio/longo prazo, promover a saúde e bem-estar da criança, através do desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Por sua vez, o programa “Heróis da Fruta”, promovido pela APCOI – Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, procura prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas, incluindo um programa educativo de intervenção motivacional, com o objetivo de aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos.

O programa da APCOI conta já com a sua quarta edição, encontrando-se este ano a decorrer em 161 escolas. Seia está entre as 57 entidades que se envolveram diretamente na implementação e coordenação do projeto nos jardins de infância e escolas de ensino básico de 1º ciclo.

De âmbito nacional, o programa “Heróis da Fruta” tem como objetivo a promoção de uma aprendizagem real, incentivando a ingestão diária de fruta pelas crianças portuguesas como primeira opção para o lanche escolar. Sabendo que o lanche é, em regra, preparado em casa, a iniciativa pretende também sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância do consumo da fruta nos lanches e nas restantes refeições.

O projeto, desenvolve-se em três etapas distintas que motivam as crianças e mobilizam os adultos para que assumam o compromisso da ingestão de fruta todos os dias, valorizando a sua importância na alimentação e na manutenção da saúde.
Na primeira etapa, de 12 semanas escolares, as crianças estimulam o gosto pela fruta através de jogos e atividades pedagógicas realizadas na sala de aula. Na segunda etapa, os alunos participam numa competição nacional na qual partilham com os familiares e comunidades locais os conhecimentos adquiridos sobre alimentação saudável, através da elaboração de um “hino da fruta”. Na última etapa, as crianças recebem um “diploma de herói de fruta” que comprova terem concluído com sucesso o desafio proposto. Além disso, os hinos vencedores, escolhidos pelo júri do projeto, recebem na escola a visita dos “heróis” da APCOI com uma peça de teatro interativa.


Conteúdo Recomendado