Idearia abre portas na Covilhã para combater desemprego jovem

O projeto pretende desenvolver nos participantes – com idades entre os 18 e os 30 anos – competências que favoreçam encontrar trabalho ou desenvolver o seu próprio negócio, entre outras.

O espaço do projeto Idearia, dinamizado pela Coolabora e que tem como parceiros a Câmara da Covilhã, Teatro das Beiras e Universidade da Beira Interior (UBI), está já em funcionamento na Rua Combatentes da Grande Guerra. O local recebe três laboratórios – Criativo, Empreendedor e de Experimentação –, cujas atividades se destinam a contribuir para melhorar competências na hora de procurar emprego, promover o empreendedorismo e favorecer a inclusão de jovens desempregados ou em vulnerabilidade social. As portas estão abertas às ideias desta faixa da população entre os 18 e os 30 anos.

Na inauguração, no dia 11 de março, saiu reforçada a importância de contribuir para combater o desemprego jovem. De acordo com Vanda Ferreira, responsável pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no concelho da Covilhã há mais de 3 100 desempregados inscritos no organismo “e 11 por cento são pessoas com idade inferior a 25 anos”, referiu, sublinhando: “É uma grande preocupação no nosso concelho, daí estar com as mangas arregaçadas para ajudar neste projeto”.

O Idearia concentra um laboratório Criativo que recorrerá ao teatro, cinema e expressão plástica, orientadas para o desenvolvimento de competências transversais que estimulem também a construção de um sentido crítico e cívico transformador. O Laboratório Empreendedor dará formação que englobe todo o ciclo do projeto, que vai desde a conceção da ideia à elaboração do plano de negócio e testagem, para capacitar os jovens à criação do próprio emprego ou criação de novas áreas em organizações já existentes. O Laboratório de Experimentação funcionará igualmente na área do empreendedorismo e aproveitamento de ideias.

“É um projeto que vem dar resposta a um dos problemas que consideramos essenciais resolver aqui na região. Nós temos, neste momento, a nível nacional taxas de desemprego muito elevadas, assustadoramente elevadas, como não temos memória de ter tido no nosso País; e temos os jovens em situação precária”, lembrou Graça Rojão, responsável da Coolabora, admitindo que “não vai ser resolvido o problema do desemprego de todos os jovens da região, mas queremos que ajude alguns”.

A abertura do espaço contou com a presença das entidades parceiras – Teatro das Beiras, UBI e Câmara da Covilhã. O Idearia tem o apoio do Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian, que financia as atividades com 105 mil euros. No total, o projeto que termina em março de 2016, vai custar 116 mil euros.


Conteúdo Recomendado