Vento forte e mar agitado antes do sol do fim de semana

As nuvens, frio e alguns aguaceiros vão marcar presença até quinta-feira, mas as temperaturas devem começar a subir na sexta-feira.

A previsão de vento forte colocou, esta quarta-feira, 10 distritos do continente sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As rajadas devem ser da ordem dos 70 quilómetros/hora, podendo atingir nos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro são os distritos em causa.

O IPMA prevê céu nublado nas regiões do norte e centro, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da manhã, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora até meio da manhã.

Nas terras altas, prevê-se vento forte do quadrante norte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas regiões do litoral, tornando-se moderado a forte a partir do meio da manhã.

A previsão do tempo aponta ainda para formação de geada nas regiões do interior e pequena descida de temperatura.

Quanto ao Sul, o céu apresenta-se pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora até meio da manhã.

As temperaturas vão variar, em Lisboa, entre oito e 15 graus, no Porto entre seis e 14, em Viseu entre dois e 12, em Bragança entre zero e 12, na Guarda entre -2 e 7, em Castelo Branco entre 4 e 15, em Évora entre 6 e 16, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 18.

Mar agitado
A barra de São Martinho do Porto está fechada esta quarta-feira a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas, face à previsão de agitação marítima forte.

De acordo com a Marinha portuguesa, as barras de Aveiro e Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 11 metros, respetivamente.

A barra marítima da Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar.

Também a barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticarem a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após a preia-mar.

As embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra de Vila do Conde no período da preia-mar.

O IPMA prevê ondas de noroeste com 4 a 5 metros na costa ocidental, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros. Na costa sul, prevê-se ondas de sudoeste com um a 1,5 metros.


Conteúdo Recomendado