Guarda In Jazz regressa em julho à cidade mais alta

Julio Resende

Entre 10 e 16 de julho, o jazz vai ecoar na Guarda com os espetáculos ao ar livre na esplanada do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e na Alameda de Santo André.

Guarda In Jazz é um festival que tem marcado os últimos anos e que se destaca também no panorama nacional devido à sua versatilidade estética e ao seu ecletismo artístico; com um cartaz que junta músicos emergentes e consagrados, de várias origens musicais e até com contributos locais.

O Guarda in Jazz não é, pois, um festival de jazz ancorado nos cânones estritamente tradicionais desta linguagem musical, mas sim um acontecimento musical aberto e abrangente, que celebra e dá ênfase à fusão, à experimentação, e às contaminações artísticas entre o jazz e outros géneros como o Rock, as Músicas do Mundo, a Eletrónica, o Funk, o Swing, a Erudita, o Hip hop, a improvisação ou o Fado. É desta versatilidade de confluências que se faz o Guarda In Jazz e que contribui para a adesão de públicos muito diversificados. Segundo a autarquia, “a edição de 2023 não é exceção e segue a mesma estratégia orientadora, com uma criteriosa seleção de músicos de grande qualidade e diversidade, num programa com 6 concertos e mais de 20 músicos, para consolidar, cada vez mais, o festival no panorama cultural português”.

À semelhança do que aconteceu no festival de 2022, esta edição do Guarda In Jazz decorre em dois espaços distintos ao ar livre: na esplanada do Café Concerto do TMG e a Alameda de Santo André, local onde decorrerá o Guarda Wine Fest.

PROGRAMA GUARDA IN JAZZ

Dia 10 de julho (segunda-feira)

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

TROLL’S TOY

Os Troll’s Toy são um power trio que faz uma fusão enérgica entre jazz e rock, tendo lançado um dos mais surpreendentes discos recentes dentro desta estética especial. A banda editou em 2019 o disco de estreia, o qual já exibia a sua feroz originalidade: música enérgica que dilui fronteiras, atravessando os universos do rock e do jazz. O novo disco não é apenas a continuação da fórmula, é o seu aperfeiçoamento.

Guitarra elétrica – Jorge Loura

Saxofone tenor – Gabriel Neves

Bateria – João Martins

Dia 11 de julho (terça-feira)

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

FRED – MADLIB

Frederico Ferreira, mais conhecido por Fred, é um dos mais versáteis bateristas portugueses e conta com mais de 20 anos de carreira com projetos como Orelha Negra, Buraka Som Sistema ou Banda do Mar. Neste projeto próprio, Fred reinterpreta a música jazz-funk-hip hop do influente produtor e músico norte-americano Madlib.

Bateria – Fred

Vibrafone – Eduardo Cardinho

Saxofone – Tomás Marques

Baixo – Márcio Augusto

Teclados – Karlos Rotsen

Dia 12 de julho (quarta-feira)

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

JÚLIO RESENDE FADO JAZZ ENSEMBLE

O Júlio Resende é um pianista muito criativo com formação jazz e clássica que já tocou com grandes artistas como Salvador Sobral, Ana Moura, Cristina Branco, Carlos Bica, Maria João ou António Zambujo. Neste projeto envereda por uma inovadora e original fusão entre as linguagens do jazz e do fado, com uma elegância e sensibilidade artísticas únicas.

Piano – Júlio Resende

Guitarra portuguesa – Bruno Chaveiro

Contrabaixo – Rodrigo Correia

Percussão – Alexandre Frazão

Dia 13 de julho (quinta-feira)

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

JEFFERY DAVIS QUINTETO

O quinteto do vibrafonista Jeffery Davis privilegia a melodia e harmonia do jazz, em músicas construídas com ritmo contagiante e sedutor. Deste magnífico projeto de músicos de jazz faz parte o baterista guardense Marcos Cavaleiro, músico aberto a múltiplas experiências musicais, e que enriquece sobremaneira a musicalidade do Jeffery David Quinteto.

Vibrafone – Jeffery Davis

Piano – Óscar Marcelino da Graça

Saxofones – José Soares

Bateria – Marcos Cavaleiro

Contrabaixo – Francisco Brito

Dia 15 de julho (sábado)

Alameda de Santo André no Guarda Wine Fest

21h30

JÉSSICA PINA

Jéssica Pina é um talento musical nato da nova música portuguesa. Trompetista e cantora de jazz de fusão com ritmos afro-latinos, Jéssica Pina tem já um percurso artístico relevante no panorama musical português. Para além da sua própria carreira, tem tocado com músicos como Bruno Pernadas e Marco Barroso (LUME), tendo participado nalguns dos mais importantes festivais de jazz nacionais.

Trompete – Jéssica Pina

Teclado – Giovanni Barbieri

Bateria – Eron Gabriel

Dia 16 de julho (domingo)

Alameda de Santo André no Guarda Wine Fest

18h00

SOLARIS com Grupo de Cantares da Arrifana

O Quarteto Solaris, liderado pelo saxofonista João Vaz Pinto, é constituído por músicos com larga experiência no repertório jazzístico. Neste projeto especial, o coletivo Solaris realizou uma residência artística com o Grupo de Cantares da Arrifana, numa enriquecedora experiência de fusão entre as linguagens do jazz e da música coral de raiz tradicional.

Saxofone – João Vaz Pinto

Piano – Aurélien Viera Lino

Baixo – Pedro Teixeira

Bateria – André Mota


Conteúdo Recomendado