GO Romaria promove evento cultural com atividades gratuitas em Gouveia

A cidade de Gouveia recebe nos dias 26, 27 e 28 um evento cultural que disponibiliza atividades gratuitas e convida o público a “sair à rua com a cultura”. Os Peste & Sida atuam no segundo dia do evento.

 

A Romaria Cultural, que vai na sexta edição, é promovida pela GO Romaria, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico.

Segundo a organização, todas as atividades proporcionadas por evento cultural “têm caráter gratuito e acesso universal, informal e participativo e irão proporcionar, pelo sexto ano consecutivo, momentos culturais originais e irrepetíveis a todos os que queiram ‘sair à rua com a cultura'”.

“Parece improvável juntar o rock & roll a um espetáculo de performance. Mas depois percebe-se que há um concerto de jazz a acontecer no mesmo fim de semana que uma peça de teatro infantil”, refere a associação em comunicado.

Segundo a nota, o programa do evento, que contempla uma “diversidade de expressões artísticas”, inclui a presença do grupo Peste & Sida e de Nuno Calado (‘dj set’), que “irão ‘apadrinhar'” a noite do dia 27, um sábado, de Fuzzil, Soul of Anubis e António Freitas (na noite anterior) e do duo franco-italiano Trans-Aeolian Transmission.

A Romaria Cultural começa a uma sexta-feira, dia 26, com o espetáculo de teatro “Escuridão Bonita”, da produção UmColetivo, que “promete contar uma história curiosa na quase ausência de luz”. Segue-se a performance orgânica e misteriosa “Alento: Emersão”, da autoria do coreógrafo e bailarino Pedro Ramos (Ordem do O).

O cartaz da iniciativa também inclui jogos recreativos, música eletrónica (com Le Cirque du Freak e Náinetin ou Ford), um concerto ao pôr-do-sol protagonizado pelo duo Paisiel (um projeto de João Pais Filipe e Julius Gabriel), fado, cinema ao ar livre (escolhas do Festival Internacional de Cinema Ambiental CineEco) e atuações de associações recreativas e culturais de Gouveia.

Durante a Romaria Cultural, as ruas do centro de Gouveia “estarão culturalmente abertas e oferecem outras experiências surpreendentes como o projeto de multimédia re-right vol. II, ou convidam a participar numa conversa sobre teatro, em projetos comunitários como a Manta Pela Igualdade, numa oficina de tecelagem ou a explorar os habitats naturais da Serra da Estrela”, segundo a organização.

No dia 28, um domingo, está agendado um concerto de Calcutá, projeto a solo de Teresa Castro, e a realização da tradicional romaria ao Senhor do Calvário, atividade que “empresta” o nome ao evento anual.

No âmbito da romaria, artistas, público e organização sobem à capela do Senhor do Calvário, seguindo-se o momento simbólico de devolução à natureza de uma águia por parte do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e uma merenda comunitária de produtos regionais, na escadaria do Monte do Calvário.


Conteúdo Recomendado