Praia fluvial de Ponte de Juncais acolhe ‘Fornos de Algodres Biodiversity Festival’

O ‘Fornos de Algodres Biodiversity Festival’, organizado pelo Município de Fornos de Algodres, terá lugar nos dias 19, 20 e 21 julho, na praia fluvial da Ponte de Juncais.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Fornos de Algodres organiza o Biodiversity Festival, dedicando-se essencialmente à temática da Educação Ambiental. O evento realizar-se-á na Praia Fluvial da Ponte de Juncais e terá lugar nos dias 19, 20 e 21 julho, continuando a ser uma aposta bastante diferenciadora relativamente aos outros eventos locais, uma vez que se investe no património natural do concelho, promovendo durante três dias um certame onde imperam a educação ambiental, a arte, a música e a biodiversidade, refere fonte da autarquia.

O festival conta com várias atividades, destacando-se a iniciativa “À Conversa Sobre Biodiversidade”, através de conversas abertas, residências artísticas e workshops, com os temas “III Land’Art Narciso do Mondego”, “A água que nos une”, “Um luxo de lixo” e “Urtiga, uma planta mágica, grande aliada dos solos e das plantas”.

A programação inclui também momentos musicais, com atuações da Banda Índice, no dia 19, e, no dia seguinte, é apresentado o projeto de Cultura em Rede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela “Sintonias Serranas” e ainda o Dj Filipe Regalo. No último dia do festival, dia 21, a animação estará a cargo do “Avô Cantigas” e da Banda Blue Gun.

No sábado, realizam-se duas caminhadas noturnas designadas por Rotas da Biodiversidade, que partindo de dois pontos distintos do concelho, Fornos de Algodres e Vila Ruiva culminarão na Praia Fluvial da Ponte de Juncais.

Segundo uma nota da autarquia, este festival é considerado um “brinde à Mãe natureza, em que se vivenciam momentos inesquecíveis que se têm vindo a afirmar como marcas identitárias do concelho.”

 


Conteúdo Recomendado