“Fundão, Aqui Come-se Bem” - Festival da Tibórnia

O município do Fundão irá organizar, até 23 de dezembro, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem” – Festival da Tibórnia, em 19 restaurantes e seis pastelarias do concelho do Fundão.

Neste festival irão participar os restaurantes A Moagem, Alambique de Ouro, As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Marisqueira Bela Vista, O Beiral, O Telhas, Paladar’te, Snack-Bar Sítio do Vale (todos no Fundão), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu), O Calhambeque (EN18 – Alcaria), O Cerejal (Alpedrinha), O Fernandes (Telhado), O Mário (Cruzamento de Alcaria), O Pipo (Souto da Casa) e Papas e Migas (Alcaria). Irão ainda participar as pastelarias Arte e Doce, Formiga, Flor do Fundão, Laranjinha, Paris e Salgados da Ana (todas no Fundão).

Este festival surge como forma de preservar um dos costumes mais importantes no que se refere à prova do azeite novo, a tibórnia ou tibornada, e pretende não só conservar esta tradição, mas também dar as “boas vindas” ao bom azeite novo que se produz na Cova da Beira, valorizando-o e promovendo-o enquanto produto fundamental na dieta mediterrânea.

Durante este período serão também promovidas várias experiências ligadas ao azeite novo, como participar na colheita da azeitona, visitar os lagares e provar os azeites novos. Para usufruir destas experiências deverá contactar o gabinete de Turismo do Município do Fundão.


Conteúdo Recomendado