Fundão assinala tradições pascais com mais uma Quadragésima

O ciclo começa hoje e prolonga-se até 5 de abril, com um programa de turismo religioso e cultural que atravessa várias localidades do município fundanense.

O concelho do Fundão inicia um dos seus mais importantes eventos culturais, a Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão. O programa é vasto e tem hoje início, prolongando-se até 5 de abril. Trata-se de um ciclo de turismo religioso, dedicado ao teatro, às artes, à música e às tradições deste período do ano.

O evento fomenta a redescoberta das tradições religiosas do município, nas suas formas populares – festas, procissões e representações sacras –, como nas formas mais eruditas: dramas litúrgicos, sermões medievais, antigas orações). “Tudo isto divulgando o património artístico local”, de acordo com a autarquia, que promove o ciclo.

No âmbito das celebrações religiosas destacam-se em quase todas as aldeias do Concelho as Encomendações das Almas, os Cânticos dos Martírios, os percursos de Regrar dos Passos e, em Lavacolhos, a singular Procissão dos Penitentes.

A Barroca é palco da Procissão das Pinhas e no Souto da Casa decorre o Cantar as Alvíssaras. A Serra da Gardunha vai ser o cenário noturno e contemplativo para a realização de uma Via Sacra com Estações de Quadros Vivos da Paixão de Cristo, encenadas pelo Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas do Fundão.

No Fundão as procissões dos Passos, do Ecce Homo, Ermidas e do Enterro do Senhor, “que envolve a cidade num ambiente de profundo pesar e de escuridão, solenidades organizadas pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão”. Nota ainda para encenação litúrgica de Quadros Vivos Teatrais da Via Sacra da Paixão de Cristo.

PERCURSO CULTURAL PELA GARDUNHA

No âmbito cultural, o programa prevê a Gardunha Sacra, percurso organizado pela Associação Caminheiros da Gardunha e o G.E.G.A. – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, que revisita caminhos antigos e lugares sagrados desta Serra. Esta é a primeira atividade a ser promovida e decorre no sábado, dia 21, a partir das 21h30, na Piscina Municipal do Fundão.

Hávera também um concerto Officium Tenebrae, interpretado pelo Ensemble Barroco Les Secrets des Roys, que se inspira nas Matinas do Tríduo Pascal, tal como se celebravam na Igreja Católica do Ocidente até ao Concílio Vaticano II.

A iniciativa Itinerários do Sentir levará os participantes às paisagens religiosas históricas, conjugando materialidade com imaterialidade.

A proposta de criação para a Quadragésima no ano de 2015 – Quadraginta Dies Silentio – Um Silêncio de Quarenta Dias – é uma peça em três capítulos, de Ruben Saints, que é um espetáculo teatral, inspirado na caminhada refletiva dos fiéis durante a Quaresma. Trata-se de uma viagem pelos textos sagrados, pela poesia e pela música: o encontro do Amor a Deus e ao próximo como a si próprio. Por fim o concerto Stabat Mater interpretado pela Academia de Música e Dança do Fundão.

No âmbito turístico, destaca-se o programa Visitações que tem como objetivo realizar visitas guiadas a algumas aldeias e vilas do Fundão, com interesse especial na Arquitetura Religiosa e na Arte Sacra.


Conteúdo Recomendado