Exposição "Dois Estilos" no Museu de Lanifícios da Covilhã

“Dois Estilos” é o nome da exposição, da autoria de José Paixão, que a galeria de exposições do núcleo da Real Fábrica de Panos do Museu de Lanifícios da UBI acolhe a partir do próximo dia 15 janeiro.

São 29 quadros do artista, natural de Manteigas, que podem ser visitados durantes dois meses. José Paixão é descrito como  “um homem multifacetado com um espírito curioso e inquieto que o leva a experimentar e desenvolver de forma persistente novos percursos e paixões”

Tem trabalho desenvolvido na agricultura e apicultura, no associativismo, no desporto e na política, como membro da assembleia de freguesia e assembleia municipal de Manteigas, que culmina na distinção obtida em 8 de dezembro de 2013, pela junta de freguesia de Santa Maria, Manteigas, como sendo o “freguês” que se destacou naquele ano, tem sido a sua inclinação para as artes plásticas e para a escrita que o tem absorvido nos seus tempos livres. Foi fundador e cronista do Notícias de Manteigas.

A sua profissão de debuxador “o tenha preparado para adquirir um certo gosto estético, sobretudo no domínio da cor,  mas foi a sua curiosidade natural,  após a contemplação de uma exposição de pintura que visitou, que o leva a experimentar, a desenvolver e, com o tempo, a aperfeiçoar as técnicas de pintura a óleo”.

José Paixão apresenta uma exposição constituída por vinte e nove pinturas em óleo sobre tela, onde alia dois conjuntos pictóricos, um a cores e, o outro, a preto e branco.

A exposição é inaugurada a 15 de janeiro, pelas 17h30, com a presença do autor e de José Duarte Saraiva como orador convidado. A mostra estará patente ao público até 15 de março de 2015 com entrada é livre.


Conteúdo Recomendado