GNR da Guarda reforça por causa do frio a vigilância a idosos sós e isolados

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que procedeu ao reforço da vigilância dos idosos do distrito que vivem sós e isolados, devido às baixas temperaturas registadas na região.

“Desde segunda-feira que os núcleos de idosos em segurança e as patrulhas dos postos territoriais estão a visitar os idosos que vivem sós e isolados, que foram por nós sinalizados durante a operação ‘Censos Sénior 2014′ como os mais vulneráveis”, disse à agência Lusa o tenente-coronel Cunha Rasteiro.

Segundo o oficial de relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o contacto dos militares com os idosos que vivem sozinhos “é regular”, mas, devido ao frio, nos últimos dias, “tem sido sistemático”.

“Os militares estão a visitar diariamente os casos [de idosos] mais vulneráveis, para se inteirarem do seu estado de saúde e também para transmitirem conselhos e alertas para não correrem perigos no interior das habitações, nomeadamente com o uso de lareiras, braseiras e aquecedores”, referiu Cunha Rasteiro.

Na operação ‘Censos Sénior 2014′, campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos e isolados, realizada entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2014, foram referenciados 2.713 idosos nos 14 concelhos do distrito da Guarda.

Segundo a GNR, dos 2.713 idosos sinalizados, 1.993 viviam sozinhos, 528 isolados e 192 sozinhos e isolados.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na terça-feira um aviso à população devido à previsão de tempo frio, com “temperaturas abaixo de normal para a época”, alertando para as medidas preventivas a adotar.

Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, tempo frio e seco, com temperaturas “mínimas abaixo do normal para a época”, e condições para persistência de nevoeiros, que poderão ser gelados em especial nas regiões do interior.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.

Entre as medidas preventivas a adotar pela população devido ao tempo frio, a ANPC refere ainda que se deve ter “atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva”.


Conteúdo Recomendado