Eurorregião Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura promoveu-se em Bruxelas como um destino turístico e gastronómico comum

Na passada quarta-feira, a Eurorregião Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura promoveu-se em Bruxelas como um destino turístico e gastronómico comum.

As regiões portuguesas do Centro de Portugal e do Alentejo e a região espanhola da Extremadura apresentaram, em Bruxelas, a eurorregião Euroace como um destino turístico e gastronómico comum.

O evento de promoção aconteceu na passada quarta-feira e contou com a presença dos responsáveis pelo Turismo das três regiões do Euroace, representantes das instituições europeias, empresas e profissionais de turismo, a comunicação social belga e autoridades espanholas e portuguesas.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, destacou a importância desta apresentação em Bruxelas para a “cooperação transfronteiriça”, uma vez que “derruba o mito de que o turismo não pode ser desenvolvido fora dos destinos tradicionais”. “As relações transfronteiriças são fundamentais para reforçar e consolidar o projeto europeu”, acrescentou.

Esta ocasião serviu para promover o “turismo não apenas na Bélgica, mas no coração da Europa, onde está o poder de decisão, já que sabemos que a Europa coloca um grande esforço financeiro nas eurorregiões”, como disse Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

O diretor geral do Turismo da Extremadura, Francisco Martín, frisou que este projeto surge porque “somos regiões fronteiriças, irmãs, compartilhamos a História e o presente e também a paixão pelo turismo, que é uma indústria de felicidade e paz “. “O desafio do turismo para a eurorregião é o de nos posicionar em mercados distantes, de preferência na China e nos Estados Unidos, bem como criar 10.000 novos postos de trabalho no sector do turismo para chegar a 100.000 empregos diretos na Euroace”, disse ainda.

As três regiões têm realizado apresentações conjuntas nas últimas edições da Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, e na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e fizeram também reuniões regulares sobre o sector do turismo.

A eurorregião Euroace, um território de 92.000 quilómetros quadrados e 3,3 milhões de habitantes, possui inúmeras atrações naturais, culturais e gastronómicas.

A cerimónia, que decorreu na passada quarta-feira, teve lugar na residência da embaixadora espanhola na Bélgica, Beatriz Larrotcha Palma, e contou com a presença do embaixador português, António Vasco Alves Machado.

A sessão terminou com uma demonstração culinária das três regiões, elaborado pelos chefs Diogo Rocha (Centro de Portugal), António Nobre (Alentejo) e Juan Manuel Salgado (Extremadura).


Conteúdo Recomendado