Covilhã cidade presépio

Fazer jus ao nome “Covilhã cidade presépio”, é um dos objetivos da exposição que está a ser organizada pela câmara da Covilhã e Santa Casa da Misericórdia e que reúne até à data 1.889 presépios, de todos os tamanhos, cores e materiais.

A ideia é chegar à inauguração, no próximo dia 9, com 2014 presépios, tantos quanto o ano civil.

“Nós queremos que finalmente a Covilhã possa ser chamada nesta quadra natalícia de Covilhã cidade presépio, também por exibir este grande número de presépios, de peças de arte, do séc. XVIII até aos dias de hoje, são presépios de artistas locais, nacionais e estrangeiros”, explica Carlos Madaleno, diretor do Museu de Arte Sacra da Covilhã sobre a exposição que será inaugurada no próximo dia 9 de dezembro na igreja da Misericórdia onde estará patente até patente até ao primeiro dia de janeiro do próximo ano. Por esse motivo, a celebração semanal da Eucaristia passará para a igreja de S. Francisco até 5 de janeiro.

Para além da exposição de presépios, haverá também uma exposição de árvores de Natal, como explica o provedor da misericórdia covilhanense, Neto Freire “lançámos um desafio nos três infantários geridos pela misericórdia, da construção em família de árvores de Natal e foram construídas mais de 70 árvores de natal com diversos materiais”. O resultado pode ser apreciado no piso 0 do Serra Shopping e no teatro municipal da Covilhã de 13 a 28 de dezembro.

Na conferência de imprensa de apresentação do Programa “É Natal”, que a misericórdia desenvolve nesta quadra em pareceria com o município, Vítor Pereira anunciou ainda a realização, pelo segundo ano, da feira de Natal no pelourinho “é um espaço de convívio, de cultura, pretendendo também reavivar o comércio tradicional no centro da cidade”.

Do programa faz ainda parte um concerto de Natal, no dia 12 de dezembro, às 21h30, na Igreja de S. Francisco, a cargo da Academia de Música e dança do Fundão.

No dia 14 o coro infantil da misericórdia vai estar no Serra Shopping às 15h30, e no dia 3 de janeiro 50 crianças cantam as Janeiras e protagonizam um presépio ao vivo na igreja de S. Francisco a partir das 16 horas.

O programa encerra com um concerto de Reis, na igreja a misericórdia no dia 4 de janeiro, às 16 horas, pela academia sénior e orfeão da Covilhã.

– See more at: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/24781#sthash.1y2jk94i.dpuf


Conteúdo Recomendado