Festividades de Natal em Seia

Exposições de presépios, iluminação e decorações de Natal, mercados e animação de rua, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal enriquecem a quadra natalícia em Seia, de 6 de dezembro a 6 de janeiro.

A iluminação natalícia nas principais artérias da cidade é retomada este ano pela Câmara, uma forma de assinalar a época festiva e dinamizar o comércio tradicional. Assim, a Av. Luís Vaz de Camões, Av. 1º de Maio, Praça da República e Largo da Câmara, este último com recurso a iluminação concebida pelos colaboradores da autarquia, iluminam a cidade até ao dia 6 de janeiro.

O comércio local também se associa às comemorações natalícias, expondo um pinheiro de Natal nas lojas, um desafio abraçado por cerca de 250 comerciantes.

No período assinalado, a autarquia promove, igualmente, uma exposição de presépios composta por obras de artesãos de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo, uma mostra que estará patente nas infraestruturas municipais, durante o horário de funcionamento de cada serviço. Na Biblioteca Municipal vai estar representada a Europa, na Casa Municipal da Cultura será Portugal, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela a América do Sul, no Museu do Brinquedo a Ásia, no Museu Natural da Eletricidade a América do Norte, no Posto de Turismo a África e na Ludoteca a Oceânia.

Direcionada a crianças, decorre na Ludoteca, no dia 13 de dezembro uma oficina de culinária “Delícias de Natal”, e no Museu do Brinquedo, nos dias 13 e 14 de dezembro, as oficinas “Enfeites de Natal”.

No fim de semana que antecipa o Natal, a 20 e 21 de dezembro, o Pai Natal chega a Seia. À semelhança do ano passado, a autarquia vai organizar, este ano na Praça da República, um conjunto de atividades direcionadas aos mais pequenos, tendo como figura central o Pai Natal. Visitar a Casa do Pai Natal, fotografias e passeios com o Pai Natal são algumas das experiências propostas um fim de semana repleto de magia.

Complementarmente, a Praça da República acolhe, nesse sábado e domingo, mercados de rua, das 11 horas às 19 horas, uma oportunidade para os adultos realizarem compras de Natal.

 


Conteúdo Recomendado