Circulação de pesados proibida na segunda-feira a partir de Salamanca

A GNR informou hoje que as autoridades espanholas vão interditar, na segunda-feira, a circulação de veículos pesados de mercadorias na autoestrada A-62, entre Salamanca e Burgos, no período compreendido entre as 9 e as 21 horas (hora portuguesa).

“Por motivos das celebrações da Semana Santa em Espanha, o Governo de Espanha decretou a interdição à circulação de veículos pesados de mercadorias, com o peso bruto superior a 7.500 quilos, e aos conjuntos de veículos de qualquer massa máxima autorizada”, refere o Comando Territorial da GNR da Guarda em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A GNR indica que ficam isentos da proibição “os conjuntos de veículos, de qualquer peso bruto autorizado, que transportem gado vivo ou leite, assim como aqueles que transportem produtos que favoreçam a manutenção das estradas, em período invernal”.

Tendo em conta a proibição, a fonte prevê que “inúmeros veículos pesados de mercadorias que, naquele dia, tenham planeada viagem em direção à fronteira de Vilar Formoso, com destino a Espanha e a outros países europeus, tenham que ficar retidos em Salamanca” até à hora final da interdição.

Também admite que, “por insuficiência de lugares para estacionamento naquela localidade”, muitos tenham que permanecer imobilizados em outros locais, nomeadamente na fronteira de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda.

Assim, a GNR da Guarda adianta que irá levar a efeito uma operação de vigilância, controlo e regularização de trânsito com vista à segurança de pessoas e bens que venham a ficar imobilizados enquanto aguardam pela circulação na A-62, a partir de Salamanca.

A fonte recomenda às empresas de mercadorias e aos respetivos condutores que planeiem a sua viagem “de modo a só a iniciarem a horas que permitam, sem paragens no percurso, chegar àquela cidade espanhola depois do término da interdição, para evitarem congestionamentos de trânsito”.

Em anos anteriores, as autoridades espanholas interditavam na segunda-feira de Páscoa a circulação de veículos pesados na autoestrada A-62, entre Fuentes de Onõro e Burgos, mas este ano o Governo do país vizinho decidiu aplicar a medida só a partir da cidade de Salamanca, localizada a cerca de 120 quilómetros de distância de Vilar Formoso.


Conteúdo Recomendado