Cereja em festa nos meses de junho e julho

O programa organizado no Fundão vai promover a cereja dentro e fora do concelho. A Seleção Nacional terá oportunidade de provar este produto, antes de partir para o Mundial.

São 18 os eventos que este ano vão assinalar a época da cereja, um dos produtos frutícolas mais reconhecidos da Cova da Beira, com especial destaque no concelho do Fundão. Além da tradicional festa que decorre na freguesia de Alcongosta, a Câmara do Fundão agendou um conjunto de atividades que se prolongam pelo mês de junho e julho, com uma passagem em Macau, em outubro.

As iniciativas começam já domingo, dia 1, com o Festival Gastronómico “Fundão Aqui Come-se Bem” – Sabores da Cereja.

Na região, um dos pontos altos é a Festa da Cereja, em Alcongosta, entre os dias 6 e 10 de junho. O programa, como habitualmente, prevê concertos, animação de rua, tasquinhas com a tradicional gastronomia associada à cereja e produtos de artesanato.

O ciclo não esquece o grande evento desportivo do ano. Será oferecida cereja no Estágio da Seleção Nacional de futebol que prepara o Campeonato do Mundo do Brasil, que será realizado em Óbidos.

As atividades, apresentadas pelo presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, na segunda-feira, dia 25, junta ainda o Comboio da Cereja – ao sábado do mês de junho e até dia 12 de julho –, e os programas turísticos “Apanhas de Cereja”.

Fora da região, a cereja viaja até Lisboa, nos quiosques que vão funcionar na capital. Estão ainda previstas presenças na Festa do Japão (21 de junho) e no Meo Out Jazz (meses de junho e julho). Nos restaurantes lisboetas decorre a Rota da Cereja do Fundão, que estará também nos passeios turísticos Tuk Tuk (junho e julho).

Marcará ainda presença nas Comemorações do Dia de Portugal, que terão lugar na Guarda, no dia 10 de junho, e na Feira Nacional de Agricultura – Santarém (7 a 15 de junho). Em Macau, vai às Festas de São João (21 e 22 de junho) e Festa da Lusofonia (Outubro).

Foram ainda estabelecidas parcerias com as entidades “A Padaria Portuguesa”, Parceria Gelados Santini – Gelado com cereja do Fundão, TAP, “Gin Lovers” e Compal “Frutológica” – Mercado da Ribeira.

Mais cereja estará nas Lojas Aldeias do Xisto (mês de julho, em Aveiro e Coimbra). Nos meses de junho e julho, no Fundão, há o Mercado da Cereja.


Conteúdo Recomendado