Saúde e Desporto analisados na Serra da Estrela

Hotel Serra da Estrela e Covão da Ametade são os palcos do I Congresso de Turismo de Saúde em Altitude, que se realiza sexta-feira e sábado.

Especialistas da área do desporto e saúde reúnem-se na Serra da Estrela para ao longo de dois dias debaterem o efeito da altitude nestas áreas. A organização do I Congresso de Turismo de Saúde em Altitude é da Universidade da Beira Interior e do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), com o apoio do Grupo Turistrela e da Trilhos e Lagoas. Decorre sexta-feira e sábado, dias 30 e 31.

Tendo como grandes temáticas o bioclimatismo e do desporto em altitude, o congresso não podia decorrer num espaço mais adequado do que o Parque Natural da Serra da Estrela. Se as conferências dedicadas à saúde terão como palco o Hotel Serra da Estrela, é no Covão da Ametade que se debatem os temas mais desportivos.

No Painel do Desporto, (dia 30, a partir das 14 horas) haverá lugar para a apresentação de uma conferência sobre as “Vantagens de um Estágio em Altitude”, a cargo do Diretor Técnico Nacional de Pentatlo, Jorge Campaniço, bem como a participação de atletas de alta competição como Armando Teixeira, Inês Monteiro e Henrique Neiva, “que darão os seus testemunhos, no que respeita a esta matéria”, de acordo com a organização.

Na parte da manhã, a partir das 9h15, fala-se de “Doença Pulmonar Crónica não alérgica e Altitude” , “Asma, Poluição e Altitude” e “Horizonte 2020 e os Desafios Societais no âmbito do Ambiente e da Ação Climática”.

Para além do “elevado nível técnico – científico do Congresso”, segundo a organização, “várias são as experiências físicas, sensoriais, lúdicas e de comunhão com a natureza, de que os participantes poderão desfrutar”.

Esta parte do programa está reservada para a manhã de sábado.


Conteúdo Recomendado