Celorico da Beira abre ciclo anual das feiras do queijo Serra da Estrela

http://feiradoqueijo.cm-celoricodabeira.pt/2016/01/11/o-fabrico-do-queijo-serra-da-estrela/

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a 19 de março em Fornos de Algodres.

As tradicionais festas e feiras do queijo são realizadas anualmente por várias autarquias da região da Serra da Estrela para homenagearem os pastores e as queijeiras, e para promoverem aquele produto artesanal de grande importância económica.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de eventos de promoção do queijo, com um programa que se prolonga até domingo e que inclui animação, espetáculos musicais, gastronomia e artesanato, entre outras iniciativas.

Celorico da Beira costumava realizar o evento no fim de semana do Carnaval, mas o presidente da autarquia, Carlos Ascensão, disse à agência Lusa que o mesmo foi antecipado uma semana, por uma questão de “estratégia”, pois naquela data realizam-se outros certames na região.

Segundo o autarca, “faz todo o sentido” que Celorico da Beira faça a abertura do ciclo anual de feiras, pois o concelho é considerado a ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’.

No sábado e no domingo também é realizada a 27.ª Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, para promoção de “um produto singular da gastronomia” local.

No fim de semana do Carnaval acontecem certames em Seia, Gouveia e Manteigas, no distrito da Guarda.

A 40.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia decorrerá ao longo de quatro dias (10, 11, 12 e 13 de fevereiro), no Mercado Municipal e na área envolvente.

Durante o certame, considerado um dos mais antigos da região, será produzido ao vivo o “Maior Queijo de Ovelha de Seia”.

Em Gouveia, a Feira do Queijo será realizada no domingo de Carnaval, no âmbito do programa da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, que começa a 09 de fevereiro e termina no dia de Carnaval (13).

A autarquia de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a ExpoEstrela, de 10 a 13 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela.

O queijo de ovelha terá também destaque na Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar nos dias 02, 03, 04, 10 e 11 de março, em Trancoso (Guarda), por iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Em março, serão também realizados eventos de promoção do queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital e Tábua (distrito de Coimbra), Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (Guarda).

O município de Tábua organiza nos dias 03 e 04 de março, no pavilhão multiusos, a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel e IX Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho.

No dia 04 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza, na localidade de Mosteiro, mais uma Festa do Pastor e do Queijo.

No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de março, é a vez da autarquia de Oliveira do Hospital promover a sua Festa do Queijo Serra da Estrela com exposição e venda de produtos endógenos, artesanato e gastronomia, entre outras atividades.

O ciclo de 2018 das feiras do queijo termina em Fornos de Algodres, nos dias 18 e 19 de março, com um evento que incluirá, entre outras iniciativas, provas de queijo, exposições e animação.


Conteúdo Recomendado