CDS candidata médico João Silva à Câmara de Aguiar da Beira

O médico João Silva, de 63 anos, é o candidato do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Aguiar da Beira nas eleições autárquicas do dia 01 de outubro, foi hoje anunciado.

João António Ferreira Silva, médico especialista em medicina geral e familiar, medicina do trabalho e hidrologia e climatologia é, pela primeira vez, a aposta do CDS para a presidência da autarquia de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, que atualmente é presidida por Joaquim Bonifácio, que em 2013 foi eleito pelo movimento independente “Unidos pela nossa terra”.

O candidato, que exerce funções profissionais em Aguiar da Beira e medicina do trabalho em várias empresas da região, disse hoje à agência Lusa que se candidata à presidência da autarquia porque, em 2013, o CDS apoiou a candidatura independente e os objetivos previstos não foram atingidos.

“Há quatro anos, o CDS acreditou no projeto dos chamados independentes, que não são mais nem menos do que saídos do PSD e do PS. Na altura, acreditei nas pessoas e o CDS deu-lhes o apoio político necessário, como era urgente mudar e havia a esperança de mudar para melhor. Face ao mudar de rosto, mas a atitude foi sempre a mesma por parte dos independentes, decidi candidatar-me”, justificou.

Em relação a propostas, João Silva, considera “importante” a intervenção em “áreas fundamentais” como a saúde, a agricultura, a área social, o comércio e a indústria.

Na saúde, o médico diz que “seria importante alargar o horário do centro de saúde e, eventualmente, recuperar o serviço de atendimento permanente”, bem como a fixação de clínicos “de modo a suprimir algumas dificuldades no atendimento em tempo útil aos utentes” do concelho.

Considera também necessário apoiar a fixação de novas empresas, alegando que “dois terços da população é idosa e, para atrair jovens, é preciso criar postos de trabalho”.

Entre outras ideias, o candidato do CDS propõe ainda ao eleitorado a criação de um “fundo permanente de apoio à reflorestação e à limpeza da floresta”, e o desenvolvimento de novas atividades agrícolas.

João Silva disse à Lusa que “será difícil” ser eleito presidente da autarquia de Aguiar da Beira, porque o partido só vai concorrer com listas à Câmara e à Assembleia Municipal, mas acredita que vai “obter os votos suficientes para ser eleito vereador”.

Nas eleições autárquicas de 2001, o médico de Aguiar da Beira foi candidato pelo CDS-PP à Assembleia Municipal local e foi eleito deputado municipal.

O município de Aguiar da Beira é presidido pelo autarca independente Joaquim Bonifácio que se recandidata ao segundo mandato autárquico.

No atual executivo, o movimento independente “Unidos pela nossa terra” tem a maioria, com três elementos, e o PSD possui dois.

 


Conteúdo Recomendado