Vinhos da Beira Interior distinguidos em Espanha

Os vinhos da Região Vitivinícola da Beira Interior alcançaram 8 medalhas de ouro e 5 de prata no concurso ibérico.

No âmbito do XIII Concurso Internacional de Vinhos – Prémios Viniduero-Vindouro, que decorreu entre os dias 1 e 3 de agosto, em Trabanca – Salamanca, os néctares vencedores foram conhecidos no passado dia 25. 

Num dos mais prestigiados concursos a nível ibérico, os vinhos foram avaliados por um júri composto por profissionais do vinho de ambos os países, num total de 31 jurados. Esta edição teve uma característica especial: o júri foi constituído em 60 por cento por mulheres.

Esta distinção decorre há mais de treze anos e pretende reunir os melhores vinhos e produtores de Portugal e Espanha, aproximando o vinho dos consumidores. Destacamos os vinhos vencedores da Beira Interior:

Medalha

Vinho

Produtor

Cor

Ano

Ouro

Aforista Escolha

Daniel António de Albuquerque Cavaleiro Saraiva

Branco

2015

Ouro

Pombo Bravo Síria

Casa Agrícola Cova da Raposa

Branco

2016

Ouro

Casas Altas Riesling

José Madeira Afonso (Casas Altas)

Branco

2015

Ouro

Pombo Bravo

Casa Agrícola Cova da Raposa

Rosado

2016

Ouro

Fora de Jogo

Cooperativa Agrícola Beira Serra

Tinto

2013

Ouro

Vale de Esgueva Seleção

Cobelcos – Vinhos e Turismo

Tinto

2015

Ouro

Convento de Aguiar Reserva

Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo

Tinto

2012

Ouro

Vale de Esgueva Reserva “Vinhas Velhas”

Cobelcos – Vinhos e Turismo

Tinto

2015

Prata

Casas Altas Verdelho

José Madeira Afonso (Casas Altas)

Branco

2015

Prata

Quinta do Ministro

Aromas do Mondego – Qta S. Lourenço

Branco

2016

Prata

Aforista Reserva

Daniel António de Albuquerque Cavaleiro Saraiva

Tinto

2013

Prata

Quinta dos Termos Seleção

Quinta dos Termos

Tinto

2014

Prata

Castelo Rodrigo Touriga Nacional

Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo

Tinto

2013

 

A Região da Beira Interior

A Denominação de Origem Beira Interior foi criada a 2 de novembro de 1999, resultado da aglutinação das regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel, que passaram a sub-regiões desde então. Tem um passado histórico vitivinícola que remonta à fundação da nacionalidade portuguesa, está localizada no interior centro de Portugal, tem cerca de 16 000 hectares de vinhas e uma grande variedade de castas. Destacam-se nas brancas a Síria, Fonte Cal, Malvasia e Arinto e, nas Tintas, a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

Os vinhos são influenciados pela montanha, rodeados pelas serras da Estrela, Marofa e Malcata e pela altitude com variações entre os 400 e os 700 metros. Os solos são de origem granítica na sua maioria, sendo os restantes essencialmente de origem xistosa. O clima da região é muito agreste, com temperaturas negativas no Inverno e Verões muito quentes e secos. Desta combinação de factores resultam vinhos brancos de grande exuberância aromática e muita frescura e, nos tintos, vinhos com aromas complexos a frutos silvestres e especiarias, aliados a uma frescura marcante.

Esta região produz vinhos brancos, tintos, rosados e palhetes, bem como espumantes naturais de qualidade, contribuindo para tal a grande variedade de castas que têm permitido a descoberta constante de novos aromas e sabores.

Nos últimos anos, tem-se dado nesta região uma grande evolução relativa ao aumento do número de produtores e à qualidade dos seus vinhos. A Beira Interior quer afirmar-se como uma região de excelência e qualidade na produção de vinhos e ocupar o seu legítimo lugar juntamente com as grandes regiões vitivinícolas portuguesas.

Pode consultar toda a informação ssobre os vinhos da Beira Interior no site da Comissão Vitivinícola Regional.


Conteúdo Recomendado