Autárquicas: CDU candidata António Santos à Câmara de Manteigas

António Santos, de 65 anos, coordenador de distribuição de correio postal reformado, é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Manteigas, no distrito da Guarda.

António Alexandre de Carvalho dos Santos, natural da freguesia de São Pedro, Manteigas, candidata-se pela primeira vez pela CDU à liderança da autarquia que desde 2017 é presidida pelo socialista Esmeraldo Carvalhinho.

Para a presidência à Assembleia Municipal, a CDU aposta em Manuel Abrantes Craveiro Aldeia, de 66 anos, reformado, que foi operário têxtil, escriturário no Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Alta e oficial dos Registos e Notariado do Ministério da Justiça.

A coligação refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que os candidatos à autarquia de Manteigas “afirmam o projeto autárquico da CDU na defesa da valorização dos trabalhadores, da valorização do serviço público municipal e da valorização dos serviços públicos (valorização do serviço nacional de saúde, defesa da escola pública e funções sociais do Estado)”.

“Os candidatos da CDU combaterão a desresponsabilização do Estado Central através de processos de transferência de competências e encargos para as autarquias locais e defenderão a igualdade de tratamento nas quatro freguesias, para que tenham um desenvolvimento económico sustentável e adequado”, acrescenta.

Segundo a mesma fonte, os candidatos “defendem a agricultura familiar, o apoio à produção agrícola, que se debate com problemas devido ao preço dos fatores de produção e a quebras de comercialização devido ao surto epidémico e aos preços elevados dos seguros à produção”.

Em relação a propostas, a coligação garante que “defenderá obras estruturantes, tais como melhoramento da rede viária, ambiente, proteção civil, saúde, turismo e ensino”.

A candidatura liderada por António Santos também “defende o ordenamento da floresta e a aposta no investimento nas infraestruturas do concelho, o direito à habitação e a defesa de uma verdadeira política de descentralização que promova o desenvolvimento da região”.

Apesar da abertura de novas unidades hoteleiras em Manteigas, a CDU considera necessário “incrementar mais incentivos para a fixação de novas empresas” que tragam mais-valia, “a fim de se combater o declínio populacional”.

A coligação também “estará na linha da frente na defesa da água pública e contra a intenção da sua privatização”, garantido que os seus candidatos tudo farão “para que a distribuição da água (…) seja mantida no domínio público, advogando que a mesma deve ser gerida pelo município”.

O município de Manteigas é liderado pelo socialista Esmeraldo Carvalhinho que se recandidata ao segundo mandato.

O atual executivo municipal é composto por dois eleitos do PS, dois do PSD e um independente.

Além de António Santos, concorrem à Câmara de Manteigas Esmeraldo Carvalhinho (PS), Célia Morais (Nós Cidadãos!), Pedro Soares (PSD) e o independente Flávio Massano.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.


Conteúdo Recomendado