Associação de Municípios da Cova da Beira investe 4,5 ME no cadastro das redes de água e saneamento

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) anunciou hoje que apresentou uma candidatura a fundos comunitários para elaboração do cadastro das redes de abastecimento de água e de saneamento de 13 municípios.

Segundo a AMCB, a candidatura, no valor de 4,5 milhões de euros, foi submetida ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O projeto prevê a elaboração do “cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas em baixa de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais para os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Oliveira do Hospital, Pinhel, Sabugal e Seia“, refere a fonte numa nota hoje divulgada.

O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, citado no documento, refere que a candidatura visa essencialmente financiar a elaboração do levantamento da rede de abastecimento de água e de saneamento existente para permitir “uma gestão mais eficiente dos serviços, quer pela identificação da necessidade de intervenções futuras, quer pela introdução de mecanismos de controlo e informação em tempo real que evitem perdas e diminuam custos de operação”.

“O resultado final esperado deste projeto é obter e aferir o verdadeiro conhecimento do património em termos de infraestruturas existentes em cada município envolvido. Esta é sem dúvida uma grande oportunidade para os municípios, isto porque se trata de um grande investimento, no valor de 4,5 milhões de euros, dos quais 85% são cofinanciados”, justifica o responsável que também desempenha as funções de presidente da Câmara Municipal de Manteigas, no distrito da Guarda.

A AMCB explica ainda que “um dos objetivos fulcrais deste projeto é a existência de um levantamento, validação e homogeneização da informação cadastral das redes, segundo um modelo de dados comum e a sua integração num sistema de informação geográfica (SIG), que permita a sua gestão”.


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