Associação de Artesãos da Serra da Estrela participa no Dia Mundial do Artesão em Tondela

De 19 a 23 de março, o município de Tondela vai promover diversas atividades e workshops.

O Município de Tondela vai comemorar o Dia Mundial do Artesão, que irá decorrer de 19 a 23 de março.

No dia 19 de março são vários os convidados, destaca-se, o diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, Gonçalo Ginestal, que irá apresentar as “Medidas de Apoio e Financiamento às Artes e Ofícios Tradicionais, através do programa de Promoção de Artes e Ofícios”; e o presidente da direção da Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro, João Mário Amaral, irá aludir ao “Artesanato 360 Graus”.

O terceiro convidado é Fernando Gaspar, coordenador do Gabinete para a Promoção das Artes e ofícios CEARTE, que irá abordar a “Carta de Artesão e Certificação de Produtos Artesanais”, sendo que a última intervenção será levada a cabo por Filipe Simões, que dará um testemunho de sucesso, de quem passou de artesão a empresário na área da marcenaria/carpintaria.

A moderação estará a cargo do vereador do Desenvolvimento Rural da Câmara de Tondela, Pedro Adão. 

As comemorações do Dia Mundial do Artesão incluem ainda três workshops. No dia 20, às 14h45, Fernando Paz lidera um workshop de miniaturas em madeira; no dia 21, às 15 horas, Francisco Almeida conduz um workshop de peças artesanais com molas da roupa em madeira; e por fim, no dia 22 de março, a Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões leva a cabo um workshop sobre as voltas que o linho dá. O acesso é gratuito.

 


Conteúdo Recomendado