Associação da Serra da Estrela aplicou 12 ME em projetos nos últimos 25 anos

A área de intervenção da ADRUSE engloba os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.

A ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, com sede em Gouveia, anunciou hoje que desde a sua criação, em 1991, aplicou mais de 12 milhões de euros no território dos cinco municípios abrangidos.
Numa altura em que a associação celebra 25 anos de atividade e coincidindo com o encerramento do período de programação 2007-2013, a sua direção, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, refere que “por via dos diferentes instrumentos financeiros disponíveis no Quadro Comunitário canalizou para a sua área de atuação um investimento de 12.049.876,11 euros”.
Na mesma nota, a ADRUSE esclarece que 3.432.990,34 euros dizem respeito a projetos próprios ou implementados com os associados e 8.616.885,77 euros referem-se a projetos de iniciativa privada e pública, “aprovados e executados no âmbito das competências delegadas enquanto Grupo de Ação Local”.
A área de intervenção da ADRUSE, que é presidida pela Câmara Municipal de Seia, engloba os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia, todos no distrito da Guarda.
Segundo a nota, a associação, criada para gerir e dinamizar o então Programa de Iniciativa Comunitária LEADER, apoiou, entre 1991 e 2006, um total de 446 projetos, que correspondem a um investimento total no território de 15.771.900,00 euros.
“No período 2007-2013, o Subprograma 3 do PRODER – Dinamização das Zonas Rurais, onde estava elencada a abordagem LEADER, permitiu a criação de 86 postos de trabalho e um investimento de 8.703.312 euros”, indica.
A associação foi ainda responsável pela realização de 145 ações de formação, envolvendo 1.879 formandos, “resultando em 64.094 horas de formação, mais de 90% das quais em temáticas associadas ao setor primário”.
Através do Centro de Novas Oportunidades certificou mais de 500 adultos, com baixos níveis de escolaridade, que tiveram oportunidade de completar e progredir os estudos.
“Nos últimos 25 anos foram inúmeras as iniciativas que divulgaram, dinamizaram e impulsionaram o crescimento socioeconómico dos territórios rurais”, lê-se na nota.
A ADRUSE adianta que atualmente prepara o arranque de uma nova etapa com a implementação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que integra a abordagem LEADER para o período comunitário 2014-2020.
“Brevemente terão início as primeiras candidaturas à Medida 10 do PDR (Plano de Desenvolvimento Rural), que vai permitir o aparecimento de novos projetos e, consequentemente, a criação de novos postos de trabalho, contribuindo a ADRUSE para a implementação e diversificação do desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida das populações através da promoção, apoio e aproveitamento das potencialidades endógenas do território de atuação”, conclui.


Conteúdo Recomendado