Portugal 2020 abre concursos de mil milhões de euros para as autarquias

Durante o mês de maio, vão ser abertos concursos no âmbito do Portugal 2020 para a Valorização do Território, que permitirão aos municípios o lançamento de obras num valor global de 1059 milhões de euros.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, numa reunião com as Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais do Portugal 2020, em Lisboa, para assinalar o Dia da Europa 2016.

Mobilidade e Regeneração Urbana são as prioridades

Os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano são os principais instrumentos a utilizar, para projetos que envolvem a Mobilidade e a Regeneração Urbana.

Entretanto, no dia 9 de maio, foi publicado o Calendário de Concursos a lançar pelo Portugal 2020 até ao final do ano. São cerca de 240 concursos destinados a acelerar a execução dos Fundos da União Europeia e a dinamizar a economia.

Balanço do PLANO 100

Na reunião com as Autoridades de Gestão, foi ainda feito um balanço da atividade dos vários Programas Operacionais, com destaque para o PLANO 100, que pretendia acelerar o investimento empresarial com a injeção de 100 milhões de euros na economia nos primeiros 100 dias do Governo.

Nesses 100 dias, foram pagos 114 milhões de euros incentivos às empresas, valor que aumentou entretanto para os 162 milhões de euros.

A meta para 2016 é fazer chegar às empresas 450 milhões de euros.


Conteúdo Recomendado