Ampliação de Parque Industrial de Celorico da Beira com candidatura aprovada

A candidatura do município de Celorico da Beira para a operação de alteração e ampliação do Parque Industrial A25 foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), informou hoje a autarquia.

O município de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, refere em comunicado publicado na sua página oficial da internet que a candidatura, no valor de um milhão de euros, “responde à necessidade urgente de eliminar as condicionantes que se levantam à instalação de empresas no Parque Industrial A25, dado que é conhecida a irregularidade do solo, obstáculos que exigem grande movimentação de terra, ações de terraplanagem e melhoria das condições morfológicas da área industrial”.

O projeto apresentado pelo município presidido por Carlos Ascensão “visa a requalificação e expansão do Parque Industrial de Celorico da Beira, junto ao nó da A25 com a N16, com uma área de 551.265 m2, disponibilizando quatro novos lotes e o prolongamento da rede viária a sudeste, bem como o aumento das áreas verdes e do número de estacionamentos de [veículos] ligeiros e pesados”.

“O município de Celorico da Beira trabalha, desde o primeiro momento, para criar as condições favoráveis à captação de investimento no concelho, dinamização das atividades económicas e do empreendedorismo, que permitam a criação de postos de trabalho tão essenciais à fixação e qualidade de vidas das famílias”, lê-se no comunicado.

A promoção da qualificação territorial e dos recursos humanos, a captação de investimento, fixação de empresas, criação de postos trabalho, dinamização das atividades económicas e do empreendedorismo, a eliminação dos atuais estrangulamentos à instalação de empresas e a adequação dos lotes às necessidades dos empresários, são objetivos que a autarquia pretende atingir com a intervenção prevista para a área empresarial.

O município de Celorico da Beira admite que a iniciativa, que tem como objetivo atrair investimento para o território, “constitui um avanço muito importante para o estabelecimento de empresas no Parque A25”.

A candidatura foi submetida à CCRDC no âmbito do Concurso para Apresentação de Candidaturas de Operações de Acolhimento Empresarial – Apoio à Localização de Empresas.

“No seguimento da notificação de admissibilidade da candidatura, e após análise técnica, a CCDRC verificou que o projeto apresentado cumpre as condições de elegibilidade necessárias para efeitos de seleção e consequente cofinanciamento”, refere a nota.

A autarquia de Celorico da Beira “acolhe com muita satisfação a aprovação da candidatura” com um investimento total de 1.009.954,14 euros e uma comparticipação FEDER de 85%.


Conteúdo Recomendado