Municípios da Cova da Beira investem em sistemas solares térmicos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar

A Associação de Municipios da Cova da Beira (AMCB) vai investir 180 mil euros na aquisição de 17 sistemas solares térmicos, um projeto que tem como objetivo a substituição de termoacumuladores elétricos, foi hoje anunciado.

“A aquisição destes equipamentos visa a substituição de termoacumuladores elétricos por sistemas solares térmicos equipados com um sistema de apoio do tipo bomba de calor, onde a poupança será visível especialmente na fatura da luz”, refere a AMCB, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Este projeto resulta da aprovação de uma candidatura que a AMCB apresentou à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), cuja comparticipação é de 80%, sendo que o investimento total é de 180 mil euros.

“Queremos que os nossos municípios se libertem destas despesas e, consequentemente, tenham mais verbas para aplicar e apoiar os seus munícipes”, sustenta o presidente da AMCB, José Manuel Biscaia.

Esta intervenção abrange os municÍpios de Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, num total de 16 edifícios, entre eles, estádios de futebol, centros escolares, jardins-de-infância, pavilhões municipais, entre outros.

A AMCB é atualmente composta pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado