Fornos de Algodres já faz a recolha porta-a-porta de biorresíduos

Porta Porta Vila Fornos 8

Já arrancou na vila de Fornos de Algodres a campanha de recolha porta-a-porta de biorresíduos, uma iniciativa integrada no Projeto de Economia Circular e Biorresíduos, inserido na Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 do Concelho de Fornos de Algodres.

Depois do sucesso dos projetos-piloto, no Bairro das Capelas e na Freguesia de Muxagata, o Município de Fornos de Algodres alargou, agora, o projeto de recolha de resíduos orgânicos e recicláveis a toda a vila de Fornos de Algodres. À semelhança do que se passou naqueles dois locais, durante o mês de maio, as equipas do Município estiveram no terreno a dar a conhecer o projeto e a distribuir baldes de compostagem pela vila de Fornos de Algodres.



No total, foram entregues mais de 400 baldes de 10 litros nas habitações da Vila de Fornos, contentores de 120 litros pelas IPSS e estabelecimentos do canal HORECA, com o objetivo de motivar a adesão à iniciativa e assim valorizar os resíduos orgânicos, nomeadamente os restos de alimentos.
A recolha porta-a-porta teve início no passado dia 3 de junho de 2024 e é efetuada duas vezes por semana, consoante a zona: às segundas e quintas-feiras (Zona 1) e às terças e sextas-feiras (Zona 2).
Além da recolha de Biorresíduos, os moradores da Vila de Fornos de Algodres também podem beneficiar da recolha de resíduos recicláveis, se necessário.

Após a recolha, os resíduos orgânicos são enviados para uma estação de tratamento, onde são submetidos a um processo de decomposição, dando origem a um composto orgânico que pode ser utilizado, por exemplo, nos solos agrícolas.

No futuro, o Município pretende alargar este projeto às restantes freguesias, com o objetivo de colocar, ainda mais, o Concelho de Fornos de Algodres no mapa da sustentabilidade.
Quem ainda não recebeu o seu equipamento de separação de resíduos orgânicos, por alguma razão, pode entrar em contacto com o Município para receber o seu balde de compostagem.

Dados sobre o Projeto de Economia Circular e Biorresíduos
Desde o início do projeto, em outubro de 2023, com a recolha porta-a-porta na freguesia de Muxagata, e até 31 de março de 2024, já foram valorizadas 1,7 toneladas de resíduos orgânicos, que, de outra forma, acabariam num aterro.
No total, incluindo todos os projetos de recolha e compostagem ativos no concelho, já foram desviadas 15,3 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis, incluindo os resíduos provenientes do refeitório do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, do INATEL, do “circuito das floristas” e do “circuito das borras do café”.

Fornos de Algodres e a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025
O Município de Fornos de Algodres rege-se por uma Estratégia Municipal Ambiental traçada para os anos de 2022 a 2025, que visa estabelecer um conjunto de medidas ambientais, cujo objetivo passa por conduzir a uma mudança de comportamentos e hábitos, com vista a tornar o concelho mais sustentável.
A Estratégia Municipal Ambiental do Município de Fornos de Algodres é composta por 7 programas e 16 projetos.

Inserido no PM3 – Programa Municipal de Resíduos e Economia Circular, o Projeto de Economia Circular e Biorresíduos tem como objetivo aumentar a circularidade, reduzindo resíduos e aumentando a reutilização, tudo isto, apostando na recolha e valorização multimaterial e de biorresíduos.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º 11 (tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis), 12 (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) e 13 (Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos).


Conteúdo Recomendado