Chocalhos - o Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha celebra 15ª edição

http://chocalhos.cm-fundao.pt/

Mais de 40 mil visitantes são esperados este ano na 15ª edição do Chocalhos, o Festival dos Caminhos da Transumância, que decorre de 16 a 18 de setembro em Alpedrinha, no Fundão, e que celebra a atividade da pastorícia que ainda tem um peso significativo na economia da região.

“Com mais de 100 expositores e tasquinhas, este é um dos mais importantes eventos do concelho. Nesta edição queremos reforçar a essência cultural do festival e a vertente turística através de uma programação que permita ao visitante viver várias experiências ligadas à pastorícia, como passear rebanhos, degustar queijos e vinhos ou passar a noite numa choça igual às que os pastores construíam para se abrigar”, diz ao Correio da Manhã Alcina Cerdeira, vereadora da Câmara do Fundão, que organiza o festival em conjunto com a Junta de Freguesia de Alpedrinha. O orçamento do festival ronda os 45 mil euros mas, adianta a vereadora, “a relação entre custo e benefício justifica o investimento, já que, tendo em conta as últimas edições, o Chocalhos faz movimentar na vila cerca de um milhão de euros”.

Do programa, além da sempre muito participada Travessia Pedestre da Gardunha, em que centenas de visitantes acompanham um rebanho num percurso de nove quilómetros estão previstos mais de 40 espetáculos de rua por artistas e grupos etnográficos nacionais e estrangeiros, sobretudo do País Basco, região em destaque na edição deste ano. Em paralelo, o Terreiro de Santo António vai ser transformado num espaço temático dedicado à pastorícia e produtos derivados, com exibições e oficinas de artesanato e gastronomia.

Pode consultar o programa na íntegra aqui.


Conteúdo Recomendado