Aluno da UBI selecionado para Google Summer of Code

Pelo segundo ano consecutivo, o estudante da UBI, André Marques, vai participar na iniciativa promovida pelo gigante norte-americano, destinada a incentivar o desenvolvimento de software de código aberto.

Em 2014, foi um dos nove portugueses selecionados.

O aluno de mestrado em Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), André Marques, participa este ano, e pela segunda vez consecutiva, no desafio Google Summer of Code (GSoC). Em 2014, foi um dos nove portugueses selecionados para esta iniciativa organizada pela empresa norte-americana que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de software de código aberto.

Já a partir da próxima semana e até meados de agosto, o estudante, licenciado também pela UBI, vai procurar contribuir para as melhorar a aplicação do sistema operativo Real-Time Executive for Multiprocessor Systems (RTEMS), no Raspberry Pi. André Marques foi escolhido no âmbito da organização RTEMS e o trabalho combina o estudo software e hardware.

O trabalho em que vai colaborar não implica o desenvolvimento imediato de soluções genéricas para dispositivos informáticos usados no quotidiano, mas para sistemas embebidos. Ou seja, que fazem parte de outras máquinas que exijam, por exemplo, operações reativas ao meio ambiente e, por isso, em tempo real. Exemplos de aplicações podem ser equipamentos como minissatélites, quadcopters/drones, ou servir como plataforma educativa. “O RTEMS é um operativo de tempo real que é usado na NASA, na Agência Espacial Europeia (ESA) e em vários outros aspetos, em sistemas como rooters. Sempre que o tempo é importante, é utilizado”, explica André Marques.

A tarefa a que se propôs o aluno da UBI consiste em desenvolver software (drivers) para interfaces de comunicação e de memória do computador de baixo custo Raspberry Pi (do tamanho de um cartão de crédito), contribuindo para que o RTEMS possa ser utilizado nessa plataforma.

“O meu projeto em concreto não tem tanto a ver com o tempo real, mas simplesmente com o suporte do hardware. O que estou a fazer, no fundo, é dar ao RTEMS a linguagem para comunicar com o Raspberry Pi, tornando-o útil para esta plataforma. Nesta altura, ainda não funciona ali”, descreve.

Este trabalho segue a linha do que foi desenvolvido no projeto de licenciatura orientado por Paul Crocker, no Laboratório do Grupo RELEASE – RELiablE And SEcure Computation. Por isso, irá agora incluir elementos desenvolvidos durante a formação anterior, que desta forma, salienta, “deixará de ser um trabalho académico e acabará por ter aplicabilidade prática, na vida real”.

A iniciativa da Google incentiva os estudantes universitários a desenvolverem software para organizações de código aberto, sob orientação de um ou mais mentores da organização que o escolher, um dos aspetos que André Marques considera importante, porque lhe permite aprofundar conhecimentos nesta área, de forma acompanhada. Todos os que conseguirem chegar ao final do verão com aprovação por parte do respetivo mentor terão recebido um total de 5.500 dólares.

Para André Marques, a participação no GSOC representa mais do que o incentivo financeiro. O estudante de 2º ciclo valoriza sobretudo a oportunidade de poder aprender também sobre hardware. “Este projeto acaba por me permitir, mesmo não tendo formação académica nessa área – que pertence mais à Engenharia Eletrotécnica –, de ter experiência, ganhar ali algumas referências e ajudar-me a continuar a trabalhar nesta vertente”, explica.


Conteúdo Recomendado