O apelo foi lançado pelo autarca durante o 5º Simpósio Internacional de Turismo e Hotelaria/International Symposium of Tourism and Hospitaliy (ISTH), que terminou na passada sexta-feira naquela escola, e que durante dois dias debateu e refletiu sobre as dinâmicas atuais associadas ao Turismo, à Hotelaria e à Restauração e os processos valorativos para os territórios turísticos.
O objetivo, explica o edil, é congregar, todos os instrumentos e plataformas que gerem estes dados, das comunicações às plataformas de reservas, etc., os quais carecem de ser analisados, de forma a criar uma ferramenta útil para a tomada de decisões por parte dos empresários, instituições e o próprio mundo académico.
A inovação e a tecnologia são tidas como absolutamente fundamentais para a sustentabilidade do turismo e do próprio território, de modo a criar novos produtos turísticos. “Há muito caminho para trilhar juntos, a partir do conhecimento aqui adquirido, que deve ser aplicado no concelho, na região e no país”, destacou.
O recém-eleito autarca quer ampliar a parceria com aquela instituição de ensino superior e por isso tudo fará para afirmar a ESTH no panorama nacional e internacional, evidenciando os elevados padrões de qualidade do seu ensino ali ministrado.
A autarquia refere, em comunicado, que o centro de análise de dados enquadra-se na visão de futuro que a Câmara tem para o Concelho, assente na inovação e tecnologia, fatores decisivos para que as organizações se assegurarem que os investimentos realizados em termos de melhorias em competitividade tenham retorno garantido, mais produtividade e uma melhor gestão dos recursos.
Não basta apenas captar dados, mas saber como transformar esses dados em informações úteis para negócios, rematou.
Seia quer Centro de Análise de Dados em Turismo
O Presidente da Câmara Municipal de Seia; Luciano Ribeiro, desafiou a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda para criar um Centro de Análise de dados em Turismo.