IPG já pode adotar a designação “Polytechnic University of Guarda”

A presente atualização decorreu das alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e ao RJIES.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai poder adotar a designação “Polytechnic University of Guarda” para reforçar a sua estratégia de internacionalização, após a alteração legislativa aprovada no Parlamento na sexta-feira.


A Assembleia da República aprovou a alteração legislativa que permite às instituições de ensino superior politécnicas portuguesas outorgar doutoramentos a partir do próximo ano letivo, adotar a designação “Polytechnic University” para fins de internacionalização e ainda a definição dos critérios para Universidades Politécnicas, no âmbito da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que está em curso.


A presente atualização decorreu das alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e ao RJIES. A medida foi apresentada pela Comissão de Educação e Ciência com o objetivo de valorizar o ensino politécnico nacional e internacionalmente.


“Estamos muito satisfeitos com esta grande conquista para todos os institutos politécnicos, que se traduz num fator decisivo para o progresso do sistema de ensino superior como um todo”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Esta alteração reforça a competitividade internacional do IPG, traz novos desafios e representa uma grande oportunidade de desenvolvimento económico e social do Interior e do país”.


O presidente do IPG integrou esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a comitiva dos presidentes dos institutos politécnicos que esteve na Assembleia da República.

Também a presidente da Associação Académica da Guarda, Beatriz Silva, acompanhou a sessão no Parlamento juntamente com os seus pares, em representação dos estudantes dos politécnicos.


Conteúdo Recomendado