Politécnico da Guarda vai formar gestores para a transição energética

Gestão Industrial (002)

O curso começa em setembro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e as candidaturas têm início a 14 de agosto.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) irá lecionar, no próximo ano letivo, um mestrado em gestão industrial, com o propósito de preparar administradores e gestores industriais para a transição energética e ambiental.

O novo mestrado, que reúne as áreas da gestão e da engenharia, irá focar-se “no desenvolvimento de competências para uma gestão eficiente dos recursos e para a implementação de processos mais sustentáveis e económicos nas empresas, tais como equipamentos híbridos ou a utilização de energia limpa”, como refere uma nota informativa do IPG.

O curso começa em setembro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e as candidaturas têm início a 14 de agosto.

“Com a amplificação do ‘cluster’ automóvel na região e a necessidade de autonomia neste setor, tem existido uma crescente procura por profissionais com formação superior especializada em gestão industrial”, realça Carlos Figueiredo Ramos, professor do IPG e um dos diretores do curso.

O docente acrescenta que “o novo mestrado irá preparar futuros quadros de empresas para a implementação de modelos mais sustentáveis, baseados em fontes renováveis, capazes de responder aos elevados consumos de energia elétrica, às emissões de carbono ou à enorme produção de resíduos”.

O IPG refere ainda, no mesmo comunicado, que “os estudantes deste curso terão a oportunidade de integrar o Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (CISE), que tem polos no IPG, nas universidades da Beira Interior e do Algarve e de Biskra, na Argélia”.

“O polo de investigação instalado no Politécnico da Guarda, dedicado às energias renováveis, dispõe de equipamentos e trabalhos científicos avançados nas áreas do hidrogénio verde e das energias solar e eólica”, aponta Carlos Figueiredo Ramos, também membro do CISE.

“Um dos trabalhos que está a ser desenvolvido é na área da energia solar, sobre a eficiência de equipamentos híbridos, que juntam as energias elétrica e térmica”.

O presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, sublinha que “a sustentabilidade é uma área no qual o Politécnico da Guarda tem vindo a apostar, com a formação de profissionais e com o desenvolvimento de projetos de investigação focados em áreas como a descarbonização e a economia circular”.

O dirigente sustenta que, com este curso, a instituição quer reforçar “a ligação ao tecido empresarial, usando o conhecimento científico para melhorar a gestão que é feita na indústria”.


Conteúdo Recomendado