Data Center da Covilhã vai armazenar e tratar dados do maior telescópio do mundo

O projeto “Square Kilometre Array” (SKA) foi apresentado em fevereiro do ano passado na Covilhã.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assinou ontem, em Roma, a convenção que cria o observatório astronómico “Square Kilometre Array” (SKA), e o Centro de Dados da Altice (PT) – Data Center da Covilhã – que vai armazenar e tratar os dados do mais poderoso radiotelescópio de sempre.

Portugal torna-se assim membro fundador do novo observatório astronómico, juntamente com a África do Sul, Austrália, China, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia, um projeto que envolve mil investigadores e engenheiros, 270 empresas e 20 países.

Segundo uma nota do município, o projeto SKA foi apresentado em fevereiro de 2018 na Covilhã e resulta de um esforço internacional para a criação de uma infraestrutura composta por 2500 antenas que formam um radiotelescópio gigante. O objetivo é “fotografar” em ondas rádio mil milhões de galáxias, sinalizar buracos negros e procurar civilizações fora do Sistema Solar, acrescenta. Para o público em geral, o objetivo mais interessante do SKA é “a procura de vida extraterrestre, em especial vida inteligente”.


Conteúdo Recomendado