As cerimónias da Semana Santa, em Penamacor, incluem um calendário recheado de tradições quaresmais, que percorrem as ruas e igrejas da vila. O arranque das festividades acontece amanhã com o embelezamento do Passo nas igrejas da Misericórdia, de Santo António e de São Pedro.
A decoração das igrejas é realizada com cabeleiras de ervilhaca, centeio, alpista, milho, entre outras flores, e é fruto do trabalho incansável das funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor (SCMP). Estas igrejas estão abertas ao público até ao Domingo de Páscoa para visita. Ainda na quinta-feira, pelas 20h30, dá-se início à Procissão das Ladaínhas, que sai da Igreja da Misericórdia, segue para a igreja de São Pedro e, depois, para a Igreja de Santo António e Igreja Matriz, terminando novamente no local onde teve início.
No final, a imagem de Nª Srª das Dores é transportada em procissão da Igreja da Misericórdia para a capela do Santo Cristo, indo vestida de preto, representando o luto, para assistir e participar no Enterro do Senhor.
Na Sexta-feira Santa, a Procissão do Enterro do Senhor começa, pelas 21 horas, na Capela de Santo Cristo e percorre as ruas até à Igreja Matriz. No final da procissão, são entoados os Martírios do Senhor, um dos cantares tradicionais quaresmais, pelo Rancho Folclórico de Penamacor.
No sábado e no domingo decorrem ainda as tradicionais cerimónias de Aleluia e de Páscoa. As procissões são organizadas pelos irmãos da SCMP.