Semana Santa em Penamacor recheada de tradições quaresmais

As cerimónias quaresmais, em Penamacor, arrancam amanhã e prolongam-se até Domingo de Páscoa. São muitas as tradições que são revisitadas na vila nesta altura do ano.

As cerimónias da Semana Santa, em Penamacor, incluem um calendário recheado de tradições quaresmais, que percorrem as ruas e igrejas da vila. O arranque das festividades acontece amanhã com o embelezamento do Passo nas igrejas da Misericórdia, de Santo António e de São Pedro.

A decoração das igrejas é realizada com cabeleiras de ervilhaca, centeio, alpista, milho, entre outras flores, e é fruto do trabalho incansável das funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor (SCMP). Estas igrejas estão abertas ao público até ao Domingo de Páscoa para visita. Ainda na quinta-feira, pelas 20h30, dá-se início à Procissão das Ladaínhas, que sai da Igreja da Misericórdia, segue para a igreja de São Pedro e, depois, para a Igreja de Santo António e Igreja Matriz, terminando novamente no local onde teve início.

No final, a imagem de Nª Srª das Dores é transportada em procissão da Igreja da Misericórdia para a capela do Santo Cristo, indo vestida de preto, representando o luto, para assistir e participar no Enterro do Senhor.

Na Sexta-feira Santa, a Procissão do Enterro do Senhor começa, pelas 21 horas, na Capela de Santo Cristo e percorre as ruas até à Igreja Matriz. No final da procissão, são entoados os Martírios do Senhor, um dos cantares tradicionais quaresmais, pelo Rancho Folclórico de Penamacor.

No sábado e no domingo decorrem ainda as tradicionais cerimónias de Aleluia e de Páscoa. As procissões são organizadas pelos irmãos da SCMP.


Conteúdo Recomendado