Os ex-alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), João Oliveira e Rafael Ramalho, conquistaram o 1.º prémio no Concurso de ideias Desafios Urbanos’16. Trata-se da terceira edição da iniciativa que o portal “Espaço de Arquitetura” lança anualmente. O desafio pretendia encontrar soluções para a revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda, em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000 m2.
O projeto apresentado partiu da disposição dos edifícios ao longo de um caminho interior que se resolve em praças e espaços verdes, assumindo o caráter público que o define. A partir destes momentos de ligação, é possível ver, nos intervalos dos edifícios, a paisagem natural a Sul com o movimento constante do Rio Ave, criando uma atmosfera onde a envolvente e o conjunto industrial se unem num diálogo de partes que se correspondem de forma aberta. Assim, a articulação do espaço realiza-se através de elementos como rampas, passeios, espaços verdes e praças que devolvem a ideia de zona urbana ao antigo espaço industrial e as dinâmicas sociais a uma área abandonada na sua temporalidade.
O projeto sugere ainda que a estrutura sirva para instalar valências como o Museu da Indústria Têxtil, Centro de Documentação, CDIT – Centro de Desenvolvimento da Indústria Têxtil e a Sede da Fundação Narciso Ferreira.
Elementos de um projeto que correspondeu aos propósitos dos organizadores do concurso, que procuravam soluções para revitalizar o tecido urbano, a alteração do posicionamento estratégico da zona envolvente, com efeitos diretos no desenvolvimento das dinâmicas empresariais, comerciais e socioeconómicas.