Unidade de Turismo de Aldeia em Seia vence prémio da AHRESP

O Chão do Rio – Turismo de Aldeia, localizado aldeia de Travancinha, concelho de Seia, foi distinguido na categoria de Sustentabilidade Ambiental pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O restaurante Epur, o Chef António Loureiro, o Chão do Rio – Turismo de Aldeia e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa são os grandes vencedores da 5ª edição dos Prémios AHRESP, que distinguem os melhores do ano no setor do Turismo, Hotelaria e Restauração, nas categorias de Conceito/Marca, Jovem Empresário/Empreendedor do Ano, Sustentabilidade Ambiental e Entidade Regional de Turismo, respetivamente.

A entrega de galardões teve lugar na passada sexta-feira, dia 24, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com apresentação de Catarina Furtado, e premiou igualmente a Feira do Fumeiro de Vinhais como Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional, a Accessible Portugal como Produto ou Serviço do Ano, o programa da TVI “A Minha é Melhor que a Tua” na categoria de Programa de Divulgação de Oferta Turística, a Cozinha Popular da Mouraria como Projeto de Solidariedade e o Amass. Cook. na categoria de Site ou Projeto Digital.

A Comissão de Honra dos Prémios AHRESP homenageou igualmente João Pires e Manuel Marques como Técnico de Serviço de Restauração e Similares e Técnico de Serviço de Alojamento, respetivamente, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto como Entidade Formadora e a Pastelaria Canelas na categoria Portugueses Lá Fora. O Prémio Carreira foi entregue a Emílio Andrade da Adega Tia Matilde, em Lisboa e o Prémio Excelência foi dedicado a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal.

Entre as nove categorias votadas pelo público, os vencedores distinguem-se de diversas formas: o restaurante Epur do Chef francês Vincent Farges, localizado no Chiado, em Lisboa é o galardoado na categoria Conceito/Marca e tenta levar os visitantes a uma viagem de cozinha purista, simples, privilegiando a proximidade entre a frescura do produto e do produtor. Já o Chef António Loureiro foi considerado o Empreendedor do Ano com o Restaurante A Cozinha, em Guimarães, ao tentar aligeirar e dar um toque contemporâneo à cozinha tradicional da cidade-berço; na categoria Sustentabilidade Ambiental o vencedor é o Chão do Rio, no sopé da Serra da Estrela, perto de Seia. O espaço é rodeado por um extenso arvoredo e encetou diversas iniciativas sustentáveis, promovendo a biodiversidade, incentivando experiências amigas do ambiente, divulgando o património local e reduzindo impactos ambientais através de várias medidas; como Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional, a Feira do Fumeiro de Vinhais destacou-se pela participação de 150 produtores de fumeiro e um Espaço Gourmet, com vários stands de produtos de excelência, aos quais alia outros produtos naturais da região, artesanato, espetáculos musicais, arraial, luta de touros, tasquinhas, restaurantes e outras atividades durante quatro dias; Já a Accessible Portugal foi distinguida como Produto ou Serviço do Ano pela promoção do Turismo Acessível para Todos, no território nacional; o programa da TVI “A Minha é Melhor que a Tua” percorre Portugal em busca das melhores iguarias nacionais, sendo por isso distinguido como Programa de Divulgação de Oferta Turística; a Cozinha Popular da Mouraria foi galardoada com o Projeto de Responsabilidade Social ao criar uma cozinha comunitária para integração de todos e onde cada um pode cozinhar para fora numa cozinha certificada, cumprindo as regras da ASAE; o Amass. Cook. é um blog dedicado à gastronomia nortenha portuguesa, nomeadamente na cidade do Porto e arrecadou o Prémio de Site/Projeto Digital.

Os vencedores estiveram em votação online durante mais de um mês no site oficial da iniciativa e foram escolhidos através de um júri de renome presidido por: Ana Peralta, responsável PT Empresas na área do Turismo e Hotelaria; Adriano Guerreiro, editor Gastronomia NIT; Alberto Pires, organizador do Lisbon Bar Show; António Catarino, jornalista TSF, Programa “TSF à Mesa”; Carlos Madeira, presidente da ACPP (Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal); Fátima Vila Maior, diretora da Área de Feiras da AIP; Inês Siqueira, diretora de Marketing da Délifrance; João Farinha, representante do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; João Pedro Oliveira, diretor geral da Revista Time Out; Júlio Fernandes, vice presidente da AHRESP; Márcio Cruz, diretor de Comunicação da Coca-Cola; Marco Nanita, diretor de Marketing da Delta Cafés; Nuno Pinto de Magalhães, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas; Paulo Amado, diretor-geral das Edições do Gosto; Paulo Brilhante, coordenador Editorial do “Boa Cama Boa Mesa” Expresso/SIC; Paulo Salvador da TVI; Ricardo Fagundes, Responsável de Marketing Negócio Gas&Power da Galp; Rodrigo Costa – diretor de Marketing SUMOL + COMPAL; Susana Ramalho, responsável da Área de Operadores de Recolha da Sociedade Ponto Verde e Vera Costa, departamento de Marketing e Comunicação do EuroBic.

A iniciativa vai já na 5ª edição e é co-organizada pela Green Media com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

 

Chão do Rio


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