Município de Pinhel inaugura obra de recuperação e valorização da Muralha

A sessão de inauguração integra o programa da Feira Medieval, sendo presidida pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

No próximo domingo, dia 2 de junho, pelas 15 horas, o Município de Pinhel vai inaugurar a obra de recuperação e valorização da Muralha de Pinhel, junto à antiga Porta da Vila (junto ao Posto de Turismo).  A inauguração da obra conta com a presença de Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sendo um dos pontos altos da Feira Medieval, que vai decorrer na Cidade Falcão, entre os dias 31 de maio a 2 de junho.

Segundo uma nota da autarquia, a empreitada teve início em meados do ano passado e representa um investimento na ordem dos 283 mil euros, valor financiado em 85% ao abrigo de uma candidatura ao Portugal 2020 (Programa Operacional Regional do Centro – Eixo Prioritário “Afirmar a sustentabilidade dos territórios – CONSERVAR).

As obras de recuperação e valorização permitiram revitalizar um património histórico de elevado valor cultural e arquitetónico, assim como possibilitar e promover a circulação de pessoas em todo o “Caminho de Ronda”.

As intervenções incluíram uma consolidação da muralha, limpeza de vegetação invasora, colocação de proteções laterais e alguns lances de escadas, a par da criação de uma plataforma com efeito de miradouro. Quanto aos materiais usados, a opção recaiu em estruturas metálicas, granito da região com acabamento diferenciado e aplicação de saibro estabilizado, refere o município. As estruturas metálicas permitiram reabilitar troços do percurso de ronda, através da construção de algumas plataformas que garantem a preservação do monumento e possibilitam a sua visitação, acrescenta a mesma fonte.




Conteúdo Recomendado