Fab Lab Aldeias do Xisto preside à Associação FabLabs de Portugal

Fablabs

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, através do Fab Lab Aldeias do Xisto, irá presidir à Associação FabLabs de Portugal – Associação Portuguesa de Laboratórios de Fabricação Digital no triénio 2023/2025.

A tomada de posse decorreu no Encontro Nacional de FabLabs, que teve lugar no Fundão, nos dias 21 e 22 de setembro, para assinalar os 10 anos de fabricação digital no Fab Lab Aldeias do Xisto. Os novos órgãos sociais são constituídos pelas seguintes instituições:

Assembleia Geral

Presidente – NOVOTECNA – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico

Secretário – AIP – Associação Industrial Portuguesa

Secretário – ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo

Direção

Presidente – ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto

Vice-Presidente – Município de Lisboa

Vice-Presidente – Labelec – Estudos, Desenvolvimento e Actividades Laboratoriais, S.A.

Vice-Presidente – Instituto Politécnico de Bragança

Vice-Presidente – OPO-Lab

Vice-Presidente – Câmara Municipal de Porto de Mós

Vice-Presidente – Buinho Associação

Conselho Fiscal

Presidente – ACILIS – Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós

Vice-Presidente – Instituto Politécnico da Guarda

Vice-Presidente – ACIBTM – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho

A associação tem como missão a dinamização da rede FabLabs em Portugal e no mundo, assim como aconselhamento científico e técnico aos promotores e utilizadores de cada espaço. Pretende também promover a criatividade, atraindo para a rede conhecimentos, personalidades e eventos promotores da criatividade e cidadania participativa, assim como a inovação, proporcionando mecanismos de análise e viabilização de negócio com base nas intervenções geradas no seio da cada FabLab.

Para Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, “a eleição para a Presidência da Associação FabLabs de Portugal constituiu uma enorme responsabilidade, em que a direção se irá propor a afirmar e reforçar o papel dos FabLabs, aumentar o número de FabLabs (atualmente são 23 estruturas), internacionalizar e criar condições na criação de serviços que permitam a empresas e entidades ir mais longe na agenda da inovação. O Fab Lab Aldeias do Xisto foi um dos primeiros do país e foi essencial para a implementação do ecossistema de inovação do Fundão, sendo um ponto de atração, de reflexão, de criação de conhecimento e de criação de redes. A eleição para a presidência da Associação atesta a importância desta infraestrutura no panorama nacional e coloca-nos o desafio de continuar a evoluir e a criar novos serviços e novas estratégias”.


Conteúdo Recomendado