Tudo a postos para a Feira de São Bartolomeu

Uma tenda de música eletrónica animada por DJ’s é uma das novidades de mais uma edição da histórica Feira de São Bartolomeu, que decorrerá em Trancoso entre 15 e 24 deste mês.

A organização, a cargo do município, empresa municipal Trancoso Eventos e AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, tem as melhores expectativas para o evento cujos “cabeças de cartaz” são os Blind Zero e José Malhoa.

O programa foi apresentado em conferência de imprensa na última sexta-feira, tendo o presidente do município salientado que Trancoso é «uma terra histórica cheia de monumentos, memórias, lendas e tradições», mas também é, «acima de tudo», conhecida pelas suas «feiras e mercados com grande tradição». Amílcar Salvador espera que o certame deste ano seja um «grande sucesso», realçando que o município, em colaboração com a AENEBEIRA, fez «um grande esforço para apresentar um grande cartaz», isto apesar de «não haver comparticipação de fundos comunitários». O autarca destacou que não vai faltar «animação, tasquinhas e artesanato» e anunciou que haverá, pela primeira vez, um mercado de gado no dia 22.

A apresentação do cartaz, que «pretende agradar a diferentes gostos musicais», ficou a cargo do vereador João Paulo Matias, segundo o qual os espetáculos, a par da vedação e da segurança, representam um custo de 100 mil euros. O eleito anunciou as «duas novidades» deste ano: uma «vedação de rede transparente» que permitirá “espreitar” para o recinto e uma tenda de música eletrónica animada por DJ’s que vai funcionar até «às três ou quatro da manhã». Por seu turno, o presidente da AENEBEIRA lembrou que a parceria entre a associação empresarial, a Câmara e a empresa municipal «dura há 22 anos» e que desde então a colaboração foi tendo «diferentes figurinos». António Oliveira explicou que «há três anos que não temos apoios comunitários», pelo que houve necessidade de «reestruturar certas valências». O dirigente revelou que os custos da estrutura e dos stands – cerca de 52 mil euros – ficarão a cargo da AENEBEIRA, enquanto os espetáculos serão suportados pelo município. O evento deste ano terá 140 expositores distribuídos por 200 espaços ou stands.

Quanto aos artistas, José Malhoa promete um «espetáculo muito alegre» para dia 23, aguardando pela presença de «toda a gente de Trancoso e não só», até porque «as pessoas dão aquele apoio que o artista necessita». Já Rui Júnior, diretor artístico do grupo de percussão “Tocá Rufar”, anunciou que está a ser preparado um grande espetáculo com representantes de vários grupos de bombos do concelho e do distrito para a inauguração da feira, no dia 15 (21 horas). Os bilhetes para os concertos de Ruth Marlene (dia 16), Augusto Canário (dia 19), Blind Zero (dia 22) e José Malhoa (dia 23) custam 2,5 euros.


Conteúdo Recomendado