Jorge Costa Lopes recebe hoje Prémio Vergílio Ferreira em Gouveia

O Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Câmara de Gouveia, é entregue hoje a Jorge Costa Lopes, vencedor da edição deste ano com o ensaio sobre “O cómico em Vergílio Ferreira”.

A cerimónia realiza-se pelas 18 horas no auditório da biblioteca municipal, batizada com o nome do romancista. Natural de Vila Nova de Gaia, Jorge Costa Lopes é um investigador da obra vergiliana e foi escolhido por unanimidade, por um júri constituído por José Correia Tavares (Associação Portuguesa de Escritores), Cristina Robalo Cordeiro (Associação Portuguesa dos Críticos Literários) e Alípio de Melo, em representação do município.
O galardoado publicou diversas recessões e artigos sobre o romancista natural de Melo (Gouveia) e falecido em 1996, tendo sido distinguido em 2005 com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, com a obra “As Polémicas de Vergílio Ferreira”.
O autor também organizou uma antologia de Eduardo Barros Lobo, editada pela Câmara de Gouveia e, atualmente, está a fazer um doutoramento sobre a obra do autor de “Manhã Submersa”. O Prémio Vergílio Ferreira distingue bienalmente, de forma alternada, um romance e um ensaio literário.
Este ano concorreram 45 obras, duas das quais foram excluídas «por não obedecerem ao regulamento», refere a autarquia. Criado em 1997, o galardão tem um valor pecuniário de 4.000 euros e implica a publicação da obra vencedora pelo município.


Conteúdo Recomendado