Sortelha, Almeida, Idanha-a-Velha e Monsanto a concurso nas 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

É já hoje, dia 13 de agosto, que Sortelha, Almeida, Idanha-a-Velha e Monsanto vão a votos nas 7 Maravilhas de Portugal®, na categoria dedicada às Aldeias Monumento. A concorrer nesta categoria estão também Estoi, Evoramonte e Monsaraz.

Esteja atento à RTP1 porque a votação decorre ao longo de todo o dia e só termina à noite, na Gala a transmitir em direto a partir de Monsanto, a seguir ao Telejornal, pelas 21 horas .

A RTP vai facultar o número de telefone para votar às 11h30 de domingo, podendo votar as vezes que quiser durante o dia.

Das sete aldeias a concurso nesta Gala, passam à final as duas aldeias com mais votos.

A eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias está organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso são votadas todos os domingos, por chamada telefónica. As aldeias mais votadas em cada categoria são reveladas nas galas emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de 2 horas. Em cada Gala estão a ser apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação (de 27 de agosto a 3 de setembro). Já foram votadas as Aldeias Ribeirinhas a 9 de julho (Dornes e Santa Clara-a-Velha), as Aldeias Rurais a 16 de julho (Casal de São Simão e Manhouce), as Aldeias de Mar a 23 de julho (Azenhas do Mar e Fajã dos Cubres). A 30 de julho foram votadas as Aldeias Remotas (Piódão e Castro Laboreiro ) e as Aldeias Autênticas (Podence e Castelo Rodrigo) a 6 de agosto. A 13 de agosto são votadas as Aldeias Monumento e a 20 de agosto as Aldeias em Áreas Protegidas. A 27 de agosto a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

Faltará ainda descobrir as finalistas da última categoria a concurso, “Aldeias em Áreas Protegidas”, na qual concorrem Aldeia das Salinas da Fonte da Bica (Rio Maior), Bordeira (Alzejur), Chão da Ribeira (Porto Moniz – Madeira), Lindoso (Ponte da Barca), Penedo (Sintra), Rio de Onor (Bragança) e São Lourenço (Vila do Porto – Açores).


Conteúdo Recomendado