XVII Feira do Fumeiro decorre até domingo em Trancoso

A Ministra da Coesão Territorial inaugurou esta sexta-feira o certame, a decorrer no Pavilhão Multiusos de Trancoso.

O Município de Trancoso, em parceria com a Aenebeira – Associação Empresarial do Nordeste da Beira promove nos dois próximos fins de semana a XVII Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, para divulgar as potencialidades gastronómicas e económicas do território.

“Durante estes dois fins de semana vão estar presentes no Pavilhão Multiusos os principais produtores da região, nomeadamente fumeiro, queijos, pão, doçaria regional, vinhos, mel, azeite, gastronomia e ainda artesanato regional”, anuncia a organização.

Segundo o presidente da Aenebeira, Tomás Martins, a edição deste ano do certame reúne cerca de 70 produtores e agentes económicos da região.

A XVII Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira apresentará ao público “o que de melhor se produz” localmente.

“É uma mostra em que apenas participam agentes económicos e produtores licenciados”, referiu o responsável.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, reconhece que o certame anual contribui para animar a economia e para ajudar no escoamento dos produtos locais.

“Trancoso é uma terra de grandes mercados, de grandes feiras e de grandes eventos”, disse o autarca, lembrando que o mercado semanal das sextas-feiras “é um dos maiores” da região das Beiras.

A edição deste ano da Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira foi inaugurada esta tarde, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que também cortou a fita da nova Área de Acolhimento Empresarial de Trancoso, que disponibiliza 15 novos lotes de terreno.

O programa do evento anual inclui a realização de dois seminários, sendo um sobre “Oportunidades para uma nova geração de agricultores” (10h30 de sábado) e outro sobre “Apicultura – sustentabilidade económica e ambiental” (10h30 do dia 07 de março).

Durante a feira haverá animação musical com vários grupos da região, destacando-se, no domingo, às 17h30, a atuação do Grupo de Cantares “O Sincelo” (Penedono) e no dia 08 de março, às 17h00, do Grupo de Música Tradicional “Pedrinhas da Calçada” (Trancoso).


Conteúdo Recomendado