Universidade da Beira Interior cria Ano Zero

http://static.panoramio.com

A proposta destina-se a alunos com o 12º ano concluído ou com duas disciplinas em falta e estudantes estrangeiros que pretendam aprender ou aprofundar os conhecimentos da Língua Portuguesa.

A Universidade da Beira Interior (UBI) inicia em 2015/2016 o Ano Zero, que vai permitir aos estudantes o contacto com o Ensino universitário, preparar-se para os exames nacionais de acesso e dotar estrangeiros de conhecimentos de Língua Portuguesa. Podem candidatar-se quem tenha concluído o 12º ano ou equivalente, mas igualmente quem já frequentou este nível sem aprovação final, desde que a reprovação se tenha verificado até duas disciplinas.

O Ano Zero surge assim como uma resposta da UBI a alunos em ambas as condições, no caso dos portugueses. Os que não conseguiram lugar numa instituição de Ensino Superior podem “evitar perder um ano”, refere João Canavilhas, lembrando os estudantes que “não têm condições para concorrer porque não atingiram as notas necessárias nos exames” e têm de esperar um ano para os repetir. A proposta da UBI é dar “apoio na preparação para os exames”, ao mesmo tempo que o “estudante pode frequentar algumas unidades curriculares”, acrescenta o responsável. O Ano Zero surge, refere ainda, como uma aposta com base na “elevada procura” que se tem verificado.

Ainda não são conhecidas as vagas disponíveis para as candidaturas que terão de ser feitas entre 3 e 31 de agosto, mas na sua primeira versão, inclui três unidades de crédito exclusivas. São elas preparação para exames de matemática e/ou de física-química e curso de língua portuguesa.

A candidatura ao Ano Zero é efetuada através do sistema online e os candidatos serão seriados em função de uma classificação que pondera a média do 12º ano, ou através de um cálculo com base nas disciplinas em que o interessado em ingressar na UBI tenha tido aprovação, e a nota do exame da disciplina de ingresso do curso no qual escolheu as Unidades de Crédito.

Essas unidades de crédito devem pertencer obrigatoriamente ao primeiro ano de um curso de 1º ciclo e integrados de Mestrado. “No caso de alunos estrangeiros é obrigatória a inscrição em duas unidades curriculares semestrais de Língua Portuguesa”, segundo o regulamento.

A avaliação é obrigatória e, no final, será emitido um certificado com menção da classificação obtida.


Conteúdo Recomendado